TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unir a humanidade: do uso correto dos direitos do Homem – Alain Supiot

Por:   •  30/5/2017  •  Resenha  •  4.282 Palavras (18 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 18

TEXTO 1: Homo Juridicus – Cap. 6 – Unir a humanidade: do uso correto dos direitos do Homem – Alain Supiot.

        O fenômeno que chamamos globalização é a última etapa de um processo que se originou com a conquista do Novo Mundo, se identificando com a dominação exercida pelos países ocidentais sobre os outros, baseada no poder material extraído da sua ciência e da sua técnica.

        A extensão ao restante do mundo dessa técnica e dessa ciência coloca em dúvida se isso geraria valores universalmente reconhecidos formando uma base institucional, ou se cada sistema se tornaria impermeável, ignorando os demais ou entrando em guerra.

        Essa é a questão dos direitos humanos, enquanto alguns enxergam como sendo a lei universal de que o mundo globalizado precisa, outros veem como uma forma de legitimar a dominação do ocidente.

        A questão dos direitos humanos parte da crença, cumprindo uma função dogmática em relação à tecno-ciência; de um lado legitimando e de outro canalizando, para evitar a desumanização. Porém, só é possível que os recursos humanos continuem cumprindo essa função dogmática se os não-ocidentais o adotarem, enriquecendo o seu alcance e sentido, para que seja um credo imposto, mas um dogma geral, aberto à interpretação de todos

        O credo dos direitos humanos DOGMA X NATUREZA BIOLÓGICA

        Pessoas se pautam no argumento da identidade biológica dos seres humanos para justificar a igualdade jurídica entre eles, mas isso acabaria por resgatar a ideologia defendida no nazismo, porque no mesmo raciocínio, as diferenças biológicas justificariam desigualdades jurídicas.

        Dessa forma, descartando o fundamentalismo cientificista, os direitos humanos seriam postulados institucionais, afirmações indemonstráveis que representam a pedra angular dos edifícios jurídicos.

        As declarações de direitos humanos se pautam em um homem atemporal e universal, um indivíduo, tanto no sistema quantitativo quanto no qualitativo. É indivisível e único, um ser completo que transcende os grupos sociais diversos e variáveis em que se insere. Dessa forma, a sociedade é reduzida a uma coleção de indivíduos iguais, onde se rivaliza os direitos individuais e o espirito de fraternidade, de modo que a ordem justa se encontra na competição. Em outras civilizações, de maneira contrária, o homem se vê como parte de um todo que o precede e sobrevive a ele.

        O homem dos direitos humanos é soberano, nasce livre, dotado de razão e titular de direitos, está, ao mesmo tempo, sujeito à lei e protegido por ela, sendo capaz de fixar as próprias leis para si mesmo, respondendo por seus atos.

        Da declaração dos direitos humanos se extraem dois planos, o das leis científicas, que substituem a revelação divina, e o das leis civis, legitimadas pelo povo a qual se aplicam através da soberania individual: o voto (vontade individual). Em outras civilizações, pelo contrário, ocorre o apagamento da vontade individual, como no Japão e nas terras islâmicas (nestas o homem só é livre confessando sua impotência diante de deus, o verdadeiro legislador).

        O homem dos direitos humanos é, por fim, uma pessoa, cujo sentido foi dado pelo cristianismo como sendo a união do corpo e da alma. De modo que ficou como herança a visão de que em cada pessoa há um espírito único, que se desenvolve durante a vida e sobrevive à morte através das obras deixadas.

        Por isso, a personalidade jurídica passou a não ser mais enxergada como uma técnica de que se pode dispor à vontade, mas sim o objeto de um direito universal e imprescritível. Isso, mais uma vez, foge da redução do homem ao ser biológico, o que faria a sociedade se reger pela lei do mais forte.

        Assim, surge a segunda geração dos direitos do homem (ao trabalho, à proteção social, à educação, à cultura), que procede da experiência dos países ocidentais que adotaram o estado-providência, não correspondendo à experiência dos que seguiram pelo totalitarismo. Fica evidenciado, então, que esses direitos não têm nada de espontaneamente universal, só exprimem as crenças ocidentais.

        Fato é que, na linha contrária das civilizações para as quais os homens se submetem a leis inflexíveis (sejam elas originadas na revelação divina ou na descoberta da natureza), estão civilizações (a exemplo da China) para as quais a ordem natural e social procede da interiorização por cada um do lugar que lhe cabe, de modo algum se aplicando leis uniformes a todos.

        O fato de que essas civilizações devam adotar o pensamento jurídico do ocidente dá a ilusão de que elas se converteram à nossa cultura jurídica. Entretanto, a ideia de lei foi importada (ou imposta pela potência colonial) como uma condição necessária ao comércio com o oriente, não como expressão de valores humanos ou sociais, a exemplo do Japão, que adotou a cultura jurídica para uso externo mas internamente prevalece sua visão própria da ordem humana.

        A ideia de direito poderia ter ainda menos pretensão de universalidade que a da lei. O direito é fruto de uma longa história europeia que levou a reconhecer ao homem o domínio das leis que o governam, cujo momento decisivo foi a revolução gregoriana. O papado reciclou o direito romano para o seu uso, se instituindo em fonte viva de leis a serem aplicadas a toda a cristandade e, com o passar do tempo, ao mundo.

        Daí se origina a concepção ocidental de direito como sistema autônomo de regras, integrado e evolutivo, e de estado como aquele que nunca morre, fonte das leis e garantidor dos direitos individuais. Na separação de igreja e estado, a religião deu lugar à ciência, o estado tornou-se soberano nacional e internacionalmente, e o homem tornou-se para si mesmo seu próprio fim.

        Essa construção foi alterada por uma contradição: de um lado estado e direito repousam em fundamentos nacionais e a sociedade internacional é uma grande sociedade de estados; de outro a ideia romana-canônica de soberania universal aplicada a toda humanidade prevalece.

         Assim, as grandes nações procuraram (e ainda procuram) impor a crença no valor universal de seu imperium, seja por propaganda ou pelas armas. Isso fortalece aqueles que enxergam os direitos humanos como uma opressão ocidental e os incitam a revidar esse credo com o deles, voltando contra o ocidente suas próprias técnicas, o que poderia gerar um choque de civilizações e uma guerra de religiões sem precedentes. Os direitos humanos (uma das mais belas expressões do pensamento ocidental), entretanto, merecem um melhor tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com