TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização de argumentos que sustentam a posição assumida

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

PRORFª DRª REGINA ELENA FIANDRA                        

Artigo de Opinião

Disciplina IPT                                    

Santos 2015

[pic 1]

                                                                              CURSO DE DIREITO

Profª Drª Regina Elena Fiandra[1]

Alunas:

Camila Santiago

Otávio Moura

Tamires Pessoa

Thayná Andrade

Vanessa Garrido de Almeida Campos

Artigo de Opinião²

  1. Contextualização e\ou apresentação.
  1. Explicitação da posição assumida.
  1. Utilização de argumentos que sustentam a posição assumida.
  1. Retomada da posição assumida e/ou retomada do argumento mais enfático.
  1. Conclusão (que pode ser retomada da tese ou posição defendida)

[pic 2]

CURSO DE DIREITO

Profª Drª Regina Elena Fiandra

Alunas:

Camila Santiago

Otávio Moura

Tamires Pessoa

Thayná Andrade

Vanessa Garrido de Almeida Campos

Como o Brasil pode enfrentar a violência social e a violência no trânsito?

(1) Sociedade³, é uma associação amistosa com outros. O conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Ou seja, é um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada2.

(2)  A sociedade brasileira, possui uma postura etnocêntrica, ou seja, nós e os outros. Em nome de uma “civilização” e de uma “cultura superior”, aquele que é diferente tem sido tratado como bárbaro, fraco, inferior, incapaz, impotente, desprezível, etc. A miscigenação cultural brasileira existe grandes distorções na raça, credo, classes sociais. Estas diferenças geram a violência, (que é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo);

(3) Portanto, isso remete a questão dos conflitos da cidadania, como a distância entre esses grupos sociais, o instruído e o ignorante, o empregado e o desempregado, o rico e o pobre, o negro e o branco, são apenas desculpas para transgredir o contrato social, o qual foi criado para haver harmonia na sociedade. As leis, a constituição, o código de trânsito, são para todos os brasileiros não importa qual grupo social em que ele se encontra, ela é a mesma para todos. Quando ela é violada, existe uma punição e esta deve ser cumprida, o que ocorre hoje, são falhas e essas brechas que é fruto de uma sociedade frágil.

(4) Não podemos tratar da violência de trânsito, como um caso isolado, deste modo, vemos a violência sendo uma, apenas sendo praticada em diferentes cenários: no lar, na rua, no trânsito, nas escolas. A violência no lar, uma das maiores e mais silenciosas violências no pais. Nas ruas a cada minuto milhares de pessoas são violentadas. No trânsito, haveria menos violência se construíssem mais vias, ou se vendessem menos carros, ou faltam leis ou punições. Lembramos que “não é só a polícia que é responsável pela redução da violência. Toda a sociedade compartilha esta responsabilidade, qualquer pessoa que presencia o ato. Já se era dito por Albert Einstein “ o mundo é um lugar perigoso de viver, não só por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam acontecer”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (333.7 Kb)   docx (886.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com