TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VETORES METODOLOGICOS

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 2

VETORES METODOLÓGICOS DO PROCESSO CIVIL

1 – RELAÇÃO ENTRE O DIREITO MATERIAL E O DIREITO PROCESSUAL

        O direito material existe para regrar a convivência da coletividade, regulando as diversas relações jurídicas. Existe para dizer “o que” se tem direito. Portanto, havendo discordância quanto a norma de direito material, procura-se o direito processual para que este diga “como” aplicar ou obter esse direito. O direito processual irá mostrar como funcionará o trâmite da discussão e como ocorrerá a aplicabilidade do direito material.

2 – TEORIA DAS FONTES

2.1 – EFICÁCIA NORMATIVA DOS PRINCÍPIOS

        Princípios são os preceitos basilares de qualquer evento criado. São eles quem norteiam todo o caminho a ser seguido por algo, dando sustentação aquilo que venha a ser criado e que tome por base o mesmo.

Obsta ressaltar que princípio, no nosso ordenamento, tem valor de norma, pois é possível que dele se extraia efeitos jurídicos, deixando de ser mera indicação e se tornando regra legal.

2.2 – EFICÁCIA NORMATIVA DA JURISPRUDÊNCIA

        Jurisprudência é o conjunto das decisões dos magistrados perante casos concretos, é a interpretação das leis. Portanto, para sua existência é preciso que haja a atividade jurisdicional, que criará novas interpretações para cada caso em particular. A jurisprudência se torna assim uma norma geral, que pode ser aplicada sempre que se fizer necessário.

2.3 – HERMENÊUTICA

        O que se tem no ordenamento jurídico, na verdade, são textos normativos. A interpretação do texto normativo, utilizando-se da hermenêutica jurídica, é que cria a norma, esta é fruto da interpretação, tornando, portanto, possível a criação de inúmeras normas a partir de um único texto. Logo, é possível extrair de um texto normativo inúmeras normas. Essa interpretação não pode acontecer de qualquer forma, devendo ser uma interpretação proporcional e razoável.

3 – CONSTITUCIONALIZAÇÃO

        A constitucionalização nasce a partir da ideia de que todas as demais leis, quais sejam, infra constitucionais, devem seguir o teor da Lei Maior, sendo esta a base do ordenamento jurídico e possuindo a maior hierarquia dentre as demais leis. Esta Constituição serve como norte para todas as decisões. Sua existência é de suma importância, tendo em vista que sem uma base para a criação de novos direitos, estaria a sociedade sujeita ao arbítrio do Estado. Portanto, é necessário que exista, realmente, uma Lei Maior que seja de garantidora dos direitos da sociedade.

AEVSF - AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

FACAPE - FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAS DE PETROLINA

WALDINEY BEZERRA PASSOS FILHO

VETORES METODOLÓGICOS DO PROCESSO CIVIL

PETROLINA

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com