TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigência das Leis

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

A VIGÊNCIA DAS LEIS (ART 1º, LINDB)

O regramento sobre a entrada em vigor de uma Lei Brasileira é encontrado na “Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB)”, mais especificamente nos seus artigos 1º e Art. 2º, sendo que o material ora disponibilizado versará sobre o Art. 1º da lei supra.

Segundo os Professores Nelson Rosenvald e Cristiano Chaves de Farias, a LINDB é uma espécie de manual para a elaboração das leis, versando sobre os parâmetros para a elaboração, vigência e eficácia das leis, bem como sobre as regras e os princípios de aplicação, interpretação e integração do Direito.

Vigência da Lei Brasileira: Expõe o Art. 1º, caput, da LINDB que a lei, salvo disposição em contrário, começará a vigorar, em todo o território brasileiro, quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.

Contagem do Prazo: Nos termos do Art. 8º, §1º, da Lei Complementar 95/2008, a contagem do prazo de vacância, isto é, o tempo entre a publicação de uma lei e a sua efetiva entrada em vigor, deverá levar em conta a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral.

O Professor Flávio Tartuce destaca que doutrina aponta que não interessa se a data final seja um feriado ou final de semana.

Vigência da Lei Brasileira no Estrangeiro: O §1º por sua vez, informa que, no estrangeiro, quando a lei brasileira for admitida, passará a vigorar três meses após oficialmente publicada em nosso país.

Norma Corretiva: Poderão ocorrer duas situações caso exista uma norma corretiva, que, segundo o Professor Flavio Tartuce, “é aquela que existe para afastar equívocos importantes cometidos pelo texto legal”:

1ª Situação: De acordo com o §3º, caso a lei ainda não esteja em vigor, o prazos legais, passarão a correr a partir da nova publicação.

2ª Situação: Todavia, conforme o §4º, se as correções forem feitas em norma que já esteja em vigor, estas serão consideradas leis novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com