TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética é Assunto Para Todas as Idades

Por:   •  26/5/2016  •  Dissertação  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 10

Ética é assunto para todas as idades

Nos dias atuais é necessário se ter uma preocupação quanto a conduta de éticas das pessoas e não apenas de idosos ou dos que já são formados, mais sim de um todo da sociedade. É preciso ensinar as crianças, por mais difícil que seja, sobre a realidade social, que o mundo de hoje é competitivo, que ela vera um marginalizado sendo “aplaudido” e a despreocupação com os idosos, com a natureza, os patrimônios particulares e públicos.

A sociedade humana precisa se conscientizar que é preciso viver com solidariedade, respeitos e ter princípios éticos, pois não haverá esperança para uma mudança do convívio das pessoas umas com as outras.

É explicito que vivemos em um país de muitas irregularidades, onde que estudam apontam que para cada universitário brasileiro, que é selecionado para receber o ensino superior proporcionado pelo Brasil é deixado de ser investido em outras áreas essenciais como: saneamento básico, saúde, moradia, educação de base e emprego.

Todo jovem possui uma ética, por mais que seja a do deboche, do desespero, do resultado, a do estou na minha, ou a do deixa disso. Seria ideal que os princípios éticos individuais, encontrem um núcleo comum, como por exemplo, a dignidade humana. Assim como o estudante que escolhe estudar direito, que escolha trabalhar com o certo e o errado, onde a responsabilidade é mais intensificada do que outras áreas, pois é destinado a conhecer o que é moralmente certo e o que é eticamente reprovável. Todavia, toda faculdade de direito devia estimular os seus estudantes de direito a desenvolver a formação ética desde o início e ao longo do curso, para que ao final da conclusão do curso, esse futuro profissional esteja com a ética bem definida para o mercado de trabalho, contudo não é visto esse estímulo.

O estudante de direito devia por si só se interessar pelo que está ocorrendo no campo da ética profissional com os colegas já formados, buscar participar de sessões do Tribunal de ética e Disciplina da OAB, para meditar sobre o que leva o profissional do direito a cometer falhas com os clientes, e até levar como lição para que não cometa os mesmos erros. Pois mesmo que se tenha o Código de Ética do advogado que é cada vez mais convocado, devido a se ter um alto nível de reclamações de comportamentos antiéticos de advogados. Para que seja considerado um bom advogado ou até mesmo o melhor, é aquele que faz com o que o cliente ganhe tempo, que utilizará de todos os expedientes para impedir que a justiça seja feita.

A ética precisa ocupar cada vez mais a mentes dos profissionais e das pessoas responsáveis pela renovação dos quadros profissionais, para que projetos sejam inadiáveis no início da faculdade de direito, é imprescindível que os estudantes sejam formados com as suas próprias éticas, e somente com o estudo será aprofundado, visto que o aprendizado técnico é um processo lento de evolução, onde não se tem uma previsão final, sendo vivenciado ao longo da vida.

Deveres do estudante para consigo mesmo

O estudante de direito deve ter os princípios que regem a conduta humana, tendo em primeira circunstancia as obrigações em relação a própria pessoa. A ética é vista como algo a ser trabalhado para ter relação aos outros e não a si próprio, entretanto ninguém contesta que se tenha a existência do dever para si mesmo.

No meio jurídico os costumes por mais que se alterem, resiste a tais alterações ao longo do tempo, como por exemplo, na função judicial se tem o uso da toga, os operadores do direito têm o uso obrigatório de paletó e gravata, assim como o advogado e o promotor quando atuam nos Tribunais usam a beca. A vestimenta é essencial para o estudante principalmente do curso de direito, antigamente os alunos frequentavam as aulas vestidos com paletó e gravata, e tinham orgulham por se conduzirem como futuros representantes do direito. Entretanto nos dias atuais já não é mais visto nas aulas os alunos com a mesma formalidade na vestimenta, muitas vezes é possível confundir um aluno de direito com um aluno de educação física, ou de outra disciplina. O mais conveniente seria o aluno já terem a obrigatoriedade de se ajustarem aos padrões da profissão desde o ingresso a faculdade e não terem que enfrentar ao final do curso. O essencial é a adequação nos trajes e no modo de se apresentar, de se comportar aos alunos não prejudicaria à educação jurídica.

Quando se escolhe o Direito para estudar, é necessário assumir o compromisso de realmente estudar e se pode melhorar a cada dia, desde que a pessoa se determine. A ética deve ter o sentido de transformar a vida. A ética não é um simples acessório, mais sim um compromisso a ser levado ao longo da vida. As pessoas que não tiveram um real compromisso de viver eticamente, o estudo e o aprendizado não terão validade. Por isso sempre devemos ter ciência e praticar a ética e aprender a seguir os princípios básicos da profissão.

Relacionamento com os colegas

Compreendemos que tudo tem mudanças, mais o companheirismo acadêmico é sempre espontâneo e prazeroso, mais é um habito antigo em que os universitários são mais companheiros em que ocorriam reuniões para se comemorar o aniversário de formatura, e que as colações de graus eram elaboradas pelos próprios alunos, entretanto nos dias de hoje, se tem uma grande mudança que se pararmos para analisarmos foi para pior, atualmente muitos alunos passam o período do curso sem conhecer os outros alunos da classe, apenas ocupam o mesmo espaço não trocam palavras, e isso tem se tornando cada vez mais frequente nas salas, e até mesmo na questão das formaturas, não são mais elaboradas pelos alunos, mais sim por empresas especializadas em cerimonias de formaturas.

Devemos ter a ética para com o colega, de conhecê-lo, identificá-lo pelo nome, não necessariamente devemos ter participação integral em sua vida, mais apoiá-lo em certos momentos de dores ou até mesmo de alegria.

Estar estudando é uma oportunidade de conhecermos pessoas novas, de fazermos amigos que tem detalhes em comuns, porém é decadente sabermos que em hoje pessoas respiram o mesmo ar, convivem diariamente, mensalmente, anualmente e sem ao menos trocarmos algumas palavras, ou termos alguém que possamos partilhar as angustias e os aprendizados.

Devemos ter um relacionamento com os colegas de solidariedade, respeitar as diferenças que surgira entre cada um, pois cada pessoa tem uma ética diferente. Por isso devemos ter tolerância ao falarmos e escutarmos o nosso colega, pois acima de tudo sempre haverá interesses em comuns entre uma ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com