TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Princípios da Economia

Por:   •  8/5/2018  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE NUTRIÇÃO

CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

JOAO PAULO ALVES DA MOTTA

RESUMO “5 PRINCIPIOS DA ECONOMIA”

CUIABÁ-MT

2018


  1. PESSOAS ENFRENTAM TRADEOFFS

O 1º principio da economia se base baseia no dito popular de que “Nada é de graça”. Para que possamos obter uma coisa, é preciso abrir mão de outra, seja isso em tempo, recursos financeiros, ou conhecimento.

Todas as escolhas, sejam individuais ou coletivas terão um custo adicional, como por exemplo, existem leis que exigem que as empresas reduzam a poluição, com isso aumentam o custo da produção, esses custos impactam na rentabilidade das empresas, e pelo resultado da cadeia, reduzem a renda dos trabalhadores e aumentam os preços dos produtos.

É imperativo reconhecer os inúmeros tradeoffs que enfrentamos, eles não nos dizem quais decisões tomar, contudo, devemos reconhecer a importância deles e garantir que as pessoas tomarão decisões acertadas. Precisamos garantir que as escolhas sejam as mais eficientes possíveis, mas a nível da sociedade deve-se garantir também a equidade delas, o que nem sempre será justo do ponto de vista econômico.

  1. O CUSTO DE ALGUMA COISA É DO QUE VOCE DESISTE PARA OBTÊ-LA

Como as pessoas enfrentam os tradeoffs, a escolha exige a comparação dos custos e benefícios de cada ação, e elas nem sempre são tão óbvios.

Todas as escolhas geram consequências que nem sempre são consideradas nesse cálculo, algumas são benéficas outras oneram os custos da decisão.

O custo da oportunidade é o valor afetivo ao qual estamos renunciando uma ação por outra, deve ser friamente calculado para garantir a melhor decisão.

  1. PESSOAS RESPONDEM A INCENTIVOS

Como as pessoas tomam decisões comparando custos e benefícios, seu comportamento muda quando os resultados (benefícios) mudam, isto é, pessoas respondem a incentivos.

As alterações nos custos, ou incentivos, podem fazer com que o comportamento das pessoas mude de maneira não esperada, principalmente nos quesitos de ordem pública, pois uma decisão pode impactar toda uma cadeia, e causar grandes conflitos

  1. O COMÉRCIO PODE MELHORAR A STIUAÇÃO DE TODOS

O comércio é o motor principal da nossa economia, é ele que garante o equilíbrio dos mercados, o controle de preços, a oferta e diversidade de bens e serviços a um custo menor.

A concorrência entre os mercados garante esse equilíbrio, permite a especialização de segmentos, com isso a produção se torna mais rentável e eficiente. Todos se tornam consumidores e fornecedores.

  1. O PADRAO DE VIDA DE UM PAÍS DEPENDE DE SUA CAPACIDADE DE PRODUZIR BENS E SERVIÇOS

A principal explicação para a diferença no padrão de vida dos países é atribuída a sua capacidade de produção. A diferença na produtividade medida em horas de trabalho gera esse fenômeno.  Quanto maior a produção, mais alto é o padrão de vida dos trabalhadores desse país.  Existem outros aspectos secundários que também impactam no padrão vida, como ações governamentais, salario mínimo, porém, são menos significantes quando comparados ao efeito da produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com