TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO DISCIPLINA: NOÇÕES DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  30/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CCSA – CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – 1ª. SÉRIE – TURMA: A – TURNO: NOTURNO

ANO-LETIVO: 2021-2022.

AVALIAÇÃO DISCIPLINA: NOÇÕES DE CIÊNCIAS SOCIAIS

REFERÊNCIA - 4º. BIMESTRE LETIVO.

PROF. ELSON ALVES DE LIMA

DATA DA AVALIAÇÃO: 04 / 04 / 2022 – 2ª. FEIRA.

Nome Completo do Aluno(a): Emanuel Isac Mariano Luiz

Assinatura do(a) Aluno: _________________________________________________________________________

PROVA 4º. BIMESTRE

A Avaliação versa sobre o que foi trabalhado em sala de aula, na disciplina e no bimestre junto aos estudantes do Curso de Ciências Econômicas. Ela é composta por dez (10) questões que podem chegar até dez (10,0) vírgula zero pontos. As questões valem (1,0) um vírgula zero pontos cada uma; onde podem atingir uma somatória de até (10,0) dez vírgula zero pontos. BOA PROVA e BOA SORTE!  

I) No texto de DELLA TORRE, Maria Benedita Lima. “D. Instituições econômicas”. In: DELLA TORRE, Maria Benedita Lima. O Homem e a Sociedade: uma introdução à sociologia. 12 ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1984, p.210-211, marque com um [X] a única alternativa possível abaixo. (Valor - 1,0).

Questão 01: Quando os homens necessitam de acessar os bens materiais que lhe são escassos e para adquiri-los será preciso desenvolver certas práticas, tais como: o desenvolvimento de determinadas atividades econômicas, de produção, circulação, repartição e consumo dos bens, somadas tais atividades a uma padronização e estruturação, temos, então, o surgimento:

(A) Dos institutos de pesquisa.

(B) Dos organismos multilaterais.

X(C) Das instituições econômicas.

(D) Das instituições filantrópicas.

(E) Das instituições políticas

II) Segundo SANTOS, José Luiz dos. “Então, o que é cultura”. In; SANTOS, José Luiz dos. 14 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 44-45 (Coleção primeiros passos, 110), marque com um [X] a única alternativa possível abaixo. (Valor - 1,0).

Questão 02: Aquela que se coloca na dimensão do processo social, da vida de uma sociedade, que não se referee apenas a práticas e concepções e nem a uma parte da vida social (arte e a religião respectivamente), que é uma construção histórica, tanto em concepção quanto na dimensão do processo social, não sendo natural e nem decorrente de leis físicas ou biológicas, mas considerada enquanto um produto coletivo da vida humana, é chamada de:  

(A) Posse.

(B) Realização.

(C) Consciência

X(D) Cultura.

(E) Inteligência.

III) Segundo LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. “9.4.6 – Ideologia”. In: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1999, p. 196, marque com um [X] a única alternativa possível abaixo. (Valor - 1,0).

Questão 03: Karl Marx (1818-1883) em sua obra “A Ideologia Alemã” (1845-46) apresenta a ideologia sob uma forma ampla e também negativa se comparada com a criação original de Antonie de Tracy - considerada enquanto uma ciências das ideias e também um termo positivo. Assim, em Marx, a concepção da ideologia possui três componentes básicos que são, respectivamente:  

(A) Sistema de fé – “visão restrita” – não é sistema de pensamento ampliado.

(B) Sistema de força – “visão ampliada” – não é sistema de produção.

(C) Sistema econômico – “visão fragmentada” – não é sistema de pensamento fechado.

(D) Sistema político – “visão parcial” – não é sistema de pensamento único.

X(E) Sistema de pensamento – “visão de mundo” – não é sistema de pensamento neutro.

IV) De acordo com o texto de SOUZA, Herbert José de. “Texto 1. O Estado na concepção liberal”. In: MEKSENAS, Paulo. Sociologia. São Paulo: Cortez, 1994, 2 ed. (Coleção magistério 2º grau. Série formação geral), pp. 102-103, marque com um [X] a única alternativa possível abaixo. (Valor - 1,0).

Questão 04: Quando se refere ao estado liberal, deve-se considerar o seguinte: que é a pedra de toque da utopia democrática e a pedra no sapato da ordem liberal, respectivamente?  

X(A) A igualdade – e a participação de todos os cidadãos na construção da sociedade igualitária.

(B) A igualdade – e a falta de transparência em relação á disputa político-eleitoral.

(C) A igualdade jurídica – e a participação cidadã que deixa de atender as demandas da classe trabalhadora.

(D) A desigualdade estrutural – e a condição equivocada dos administradores quando governam os cidadãos.

(E) A desigualdade social – e a o reforço dos privilégios e dos interesses atendidos da classe dominante.

V) Segundo ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. “A violência não se restringe a danos morais”. In: ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia: um olhar crítico. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2011, p.194-196, marque com um [X] a única alternativa possível abaixo. (Valor - 1,0).

Questão 05: Para se buscar por suas causas, devemos compreendê-la como sendo tão antiga quanto a própria humanidade, resultante de fatores estruturais da sociedade capitalista, por meio da concentração da riqueza, dos problemas decorrentes das crises econômicas, da miséria, do empobrecimento das populações, das relações de poder que submetem as maiorias e minorias sociais. Assim, estamos falando não só de desigualdade social, mas, sobretudo, da própria:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (329.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com