TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Conjuntura Econômica

Por:   •  19/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 11

Módulo A – O que é conjuntura econômica? Módulo B – Política Monetária e Política Fiscal Módulo C – Política Externa Módulo D – Política e Conjuntura Econômica no Brasil pós-1990; Módulo E – Elaboração de cenários: confecção e análise de um relatório de conjuntura econômica

Módulos

Módulo A – O que é conjuntura econômica?

➢ Conjuntura, s. f. Concurso de circunstâncias; encontro de acontecimentos; situação embaraçosa, circunstância; ensejo; ocasião; oportunidade. (Do latim. Conjunctura).

➢ Conjuntura Econômica. Termo que define de forma mais dinâmica do que “situação econômica”, o fluxo e o refluxo das atividades de uma economia ou, de maneira mais genérica, o estudo da totalidade das condições de mercado, da atuação do Estado, e da estrutura política e social de um país ou região. O conceito de conjuntura originou-se em meados do século XIX, quando se observou, pela primeira vez, a periodicidade das crises econômicas.

Fonte: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa; e Novo Dicionário de Economia.

Módulo A – O que é conjuntura econômica?

➢ Uma análise de conjuntura econômica é um retrato dinâmico da realidade econômica, e não uma simples descrição dos fatos ocorridos em certo local e período. Assim, ela vai além das aparências, e busca a difícil essência do real.

➢ O desafio de qualquer análise de conjuntura é compreender as inter-relações das partes que formam o todo, pois a “totalidade” é um conjunto de múltiplas determinações (políticas, sociais e econômicas). Assim, a análise de conjuntura econômica trabalha com o total das condições (determinantes) que afetam a Economia (mundial, nacional, local) ao longo do tempo.

Módulo A – O que é conjuntura econômica?

➢ Indicadores de Conjuntura. São um grande número de variáveis econômicas, que se encontram em relações múltiplas e complexas. A análise conjunta desses indicadores e de seus movimentos fornece um quadro da situação econômica e social do país naquele momento, ou seja, em que ponto se encontra a economia dentro do ciclo econômico. Sua identificação e mensuração permitem delinear a evolução futura e fazer previsões que serão utilizadas na elaboração de políticas econômicas que revertam as crises e promovam o crescimento econômico. Alguns dos mais importantes indicadores de conjuntura: PIB; PIB per capita; PNB; Taxa de Juros; Taxa de Câmbio; Índice de Desemprego; Inflação; Distribuição de renda; IDH; e Classificação do Risco-país.

➢ Previsão Econômica. Técnica de estudo das condições econômicas futuras. As previsões de curto prazo – para apenas alguns meses – são influenciadas pelos níveis atuais de negócios e servem de subsídio para decisões imediatas e definições de nível de produção, vendas e etc. As previsões de longo prazo – geralmente de três a quinze anos – baseiam-se no crescimento potencial da economia e determinam as condições para a elaboração de planos financeiros, investimentos vultosos (públicos ou privados), aberturas de novas áreas de atuação, etc. Fonte: Novo Dicionário de Economia (1999).

Módulo A – O que é conjuntura econômica?

➢ Ciclos Econômicos- Flutuação periódica e alternada de expansão e contração de toda atividade econômica (PIB) de um país ou de um conjunto de países. Um ciclo completo (típico) consiste num período de expansão econômica (que atinge um “pico”), seguido de uma recessão, de um período de depressão (“fundo do poço”) e de um novo movimento ascendente (recuperação econômica).

Módulo A – O que é conjuntura econômica?

➢ Crescimento Econômico- Aumento da capacidade produtiva da economia e, portanto, da produção de bens e serviços de determinado país ou área econômica. É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. ➢ Estagnação- Situação em que o PIB per capita não mantém nível de crescimento à altura do potencial econômico do país. Exemplo: a estagnação ocorre quando, mesmo com amplo emprego dos recursos disponíveis, o índice de crescimento do PIB não supera o índice de aumento da população ou até fica abaixo dele. ➢ Recessão- Conjuntura de declínio da atividade econômica, caracterizado por diminuição do PIB, aumento do desemprego, diminuição da taxa de lucros e crescimento dos índices de falências e concordatas. Essa situação pode ser superada num período breve ou pode estender-se de forma prolongada, configurando então uma depressão ou crise econômica. ➢ Depressão Econômica (“fundo do poço”)- Fase do ciclo econômico em que o PIB entra em declínio acentuado, gerando queda nos lucros, grave perda do poder aquisitivo da população e alto nível de desemprego. Módulo A – O que é conjuntura econômica?

➢ Os ciclos econômicos não são regulares, previsíveis ou repetitivos como os ciclos lunares (por exemplo). Seu ritmo muda por diversos motivos (econômicos, políticos, sociais) internos e externos à nação. Porém, todos os ciclos econômicos possuem algo em comum, o fato de possuírem duas fases distintas ao longo do tempo:

1) Recessão

2) Recuperação

➢ Quando um ciclo econômico termina e a recessão se inicia, esse ponto crítico de virada é chamado “pico”. Já quando a recessão termina e a recuperação se inicia, esse ponto crítico é chamado de “fundo do poço”.

Módulo A – O que é conjuntura econômica?

PIB

Tempo

Potencial

Real

Fundo do poço

Pico

Pico

Fundo do poço

Hiato de produto

Módulo A – O que é conjuntura econômica?

Módulo B – Política Monetária e Política Fiscal

➢ Objetivos da Política Econômica:

▪ Crescimento da Produção e do Emprego;

▪ Controle da Inflação;

▪ Equilíbrio nas contas externas e nas contas públicas;

▪ Distribuição de renda;

▪ Crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com