TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Conjuntura Redução da Maioridade Penal

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.466 Palavras (22 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – DCJ

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA

PROFESSOR: CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS ARYES

ANÁLISE DE CONJUNTURA: REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL BRASILEIRA

CAYO FERNANDO DE ARAÚJO SOUSA (20159006581)

DANIEL LOPES DA SILVA (20159015787)

TERESINA,

JUNHO DE 2015

SUMÁRIO

1.0-INTRODUÇÃO.............................................................................................03

2.0-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................04

2.1- ANÁLISE DE CONJUNTURA.....................................................................04

2.2- CIÊNCIA POLÍTICA.........................................................................05

2.3 – REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL  BRASILEIRA..................06

    2.3.1- REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL DIVIDE  OPINIÕES

    EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA.........................................06

       2.3.2 - MOVIMENTOS CONTRA REDUÇÃO DA MAIORIDADE

      PENAL..............................................................................................07

       2.3.3 - – BRASIL VAI NA CONTRAMÃO MUNDIAL AO

      DEBATER REDUÇÃO DA MAIORIDADE  PENAL..........................08

       2.3.4 - ASPECTOS CONTRÁRIOS Á REDUÇÃO

       DA MAIORIDADE PENAL...............................................................09

3.0-CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................19

4.0-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................21

1.0 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho versa sobre um tema de constante pertinência no âmbito político e social do Brasil, o projeto de emenda constitucional que propõe redução da maioridade penal de dezoito anos para dezesseis anos. Analisando a conjuntura do tema, temos como fato o debate legislativo e social que precede a aprovação ou a rejeição do projeto, tendo como cenário principal o congresso nacional aonde acontece à discussão central que decidirá sobre o fim que tomará o citado projeto.

Como atores, teremos os membros que participam do debate em questão, ou seja, os próprios legisladores, deputados estaduais, federais e os senadores. E, por fim, as relações de forças que movem e influenciam este conturbado debate que é bem ampla e complexa, o imenso problema de criminalidade do Brasil, a influência da mídia no pensamento social, a marginalização de alguns setores da sociedade, a desestruturação familiar, o sentimento de impunidade, a falta de políticas públicas efetivas, a projeção no Brasil do panorama mundial e o próprio problema da educação brasileira.

Relacionando todos os aspectos supracitados, o trabalho visa construir um pensamento baseado em dados e idéias sobre o panorama em que está sujeito essa aprovação ou não da PEC. Além disso, tenta englobar no seu desenvolvimento, esclarecimentos a respeito do tema em questão visando desconstruir algumas visões formadas por fontes nitidamente nebulosas e com interesses não confiáveis, na tentativa de buscar não um argumento neutro, mas sim um argumento com bases mais racionais e objetivas que vai de encontro ao pensamento inconsciente e alienado pela cultura de massa tão presente nos meios midiáticos e no senso comum.

Además, visa ainda introduzir neste debate as implicações jurídicas e sociais que também são negligenciadas no debate em questão, mostrando que uma solução que combata a causa e não o efeito da criminalidade dos menores de dezesseis anos é bem mais efetivo que focar os esforços no combate do efeito.

2.0 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO

2.1- ANÁLISE DE CONJUNTURA

A análise de conjuntura é uma observação de algum âmbito da realidade em sua totalidade e leva em conta aspectos específicos como um fato ou acontecimento, aonde este acontecimento se concretiza (cenário), os atores, indivíduos ou instituições que participam deste acontecimento ou fato e as relações de forças que movimentam e influenciam estes aspectos.

Uma análise de conjuntura é um retrato dinâmico de uma realidade e não uma simples descrição de fatos ocorridos em um determinado local e período. Ela deve ir além das aparências e buscar a essência do real e traçar um mapa da correlação das forças econômicas, políticas e sociais que constituem a estrutura e a superestrutura da sociedade, as quais se vinculam através de relações de poder.

A conjuntura é analisada com objetividade, mas não com neutralidade, ou seja, ela sempre atenderá nas suas projeções os interesses de quem a produziu, pois a compreensão do complexo social e da multiplicidade da realidade sempre, com maior ou menor proporção, virá imiscuída da subjetividade de quem realizar a exegese da conjuntura.

O fato ou acontecimento analisado conjunturalmente pode ser qualquer fato de relevância para quem analisa, para a coletividade ou para algum grupo especifico, ou seja, pode ser, em sentindo amplo, qualquer fato de destaque para determinado indivíduo, definir o fato a ser investigado é a primeira parte da análise de conjuntura.

Após a definição do fato, ressalta-se o cenário ou lugar aonde o determinado fato sucedeu-se, analisando todos os aspectos físicos e metafísicos do local que tem importância na compreensão da conjuntura do fato.

Depois se faz o exame dos atores do fato em questão, quais foram as pessoas, grupos ou instituições que participaram ou influenciaram o fato diretamente ou indiretamente e também quem sofreu influência do fato diretamente e indiretamente.

Por fim analisam-se as relações de forças subjetivas e objetivas que moveram ou influenciaram o fato, o cenário e os atores da análise em questão, definindo estas e suas influências e tendo um entendimento pleno dos aspectos em questão, a análise de conjuntura projeta ou constrói um possível cenário ou futuro decorrente de sua investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (264.3 Kb)   docx (313.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com