TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Valor Agregado

Resenha: A Análise de Valor Agregado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

A Análise de Valor Agregado (EVA) é um método de mensuração e reporte de desempenho do projeto, uma ferramenta que controla, principalmente, os custos em projetos, mas que também integra os aspectos de prazo e progresso físico, avaliando os resultados obtidos em relação ao que se foi planejado gastar e o que efetivamente gasto e a uma linha de base de tempo previamente estabelecida.

Apesar da técnica do Valor Agregado se mostrar uma ferramenta poderosa no controle e na avaliação de desempenho do projeto, entre os estudiosos do assunto há divergências quanto a sua aplicabilidade. Alguns estudiosos defendem que a técnica propicia um valor adicional ao projeto, oferecendo uma visibilidade precoce dos resultados finais, podendo desta forma determinar a tendência de custos e prazos finais do projeto, havendo possibilidade de se implementar medidas corretivas. Outros estudiosos consideram a Análise de Valor Agregado uma ferramenta de geração de relatórios de trabalho realizado, e não uma ferramenta gerencial, que requer uma quantidade considerável de esforços em sua manutenção, não havendo uma relação de custo beneficio adequada.

A partir do estudo de caso e da análise do referencial teórico, conclui-se que a Análise de Valor Agregado tem maiores possiblidades de sucesso em projetos que possuam objetivos claros e precisos e que possuam um escopo tangível, controlável e detalhado, pois permite maior especificação do trabalho, facilitando, desta forma a medição dos valores reais e agregados.

A implementação de um novo modelo de controle encontra forte resistência. Tal resistência é fruto de um processo cultural de informalidade no controle de projetos, devendo para isso, haver um processo de gerenciamento de mudanças, devendo ser acompanhado por profissionais experientes na utilização da técnica, bem como necessita de um processo de capacitação e treinamento, com vistas a minimizar a resistência encontrada decorrente do baixo conhecimento técnico da ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com