TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Projetos Rurais

Por:   •  18/4/2022  •  Exam  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Elaboração e Avaliação de Projetos Rurais.

Professor: Robério Telmo Campos.

Aluno: Charliano dos Santos Rodrigues
Matrícula: 513730

1. Definir o problema da avaliação do projeto e a importância que pode ser
atribuída à sua preparação e avaliação como uma técnica de análise.
R- Para muitos, a preparação e avaliação de um projeto é um instrumento de decisão que determina que, se é rentável, deve ser implementado, mas, se não for rentável, deve ser abandonado. Nossa opção é que a técnica não seja tomada como decisória, mas como uma oportunidade para fornecer mais informações a quem deve decidir. Assim, será possível rejeitar um projeto rentável e aceitar um não rentável.


2. Saliente a utilidade dos projetos na sociedade.
R- Um projeto é, nem mais nem menos, a busca de uma solução inteligente para a abordagem de um problema que tende a resolver, entre muitos outros, uma necessidade humana. O projeto surge como resposta a uma “ideia” que busca a solução de um problema.


3. Ao ler este capítulo, explique as limitações sugeridas pela técnica de
avaliação.


4. Por que se diz que dois especialistas que estudam o mesmo projeto obtêm
resultados diferentes? Em sua opinião, isso prejudica a técnica de preparação
e avaliação do projeto?
R- devido ao fato de a avaliação ser baseada em estimativas dos benefícios e custos futuros esperados e associados a um projeto. Além disso, a pessoa que avalia o projeto leva um horizonte temporal, normalmente dez anos, sem saber a data em que o investidor deseja e está em condições de realizá-lo e "estima ou simula" o que pode acontecer naquele período: comportamento de preços, disponibilidade de suprimentos, progresso tecnológico, evolução da demanda, evolução e comportamento da concorrência, mudanças nas políticas econômicas e outras variáveis ​​ambientais, etc. Ao meu entender não prejudica pois o projeto fica aberto para análise e assim pode ser executado de maneira não rígida e que se apresentar falhar futuras pode contar com as outras opiniões para ajuste.


5. Descreva como os projetos são classificados de acordo com o objeto do
estudo.
R- Lucratividade do projeto / lucratividade do investidor / capacidade de pagamento do projeto


6. Descreva como os projetos são classificados de acordo com o objeto do
investimento.

R- Criação de um novo negócio / projeto de modernização: Internacionalização; Terceirização; Substituição; Extensão; Abandono


7. O que é avaliação de projeto social e como ela difere da avaliação privada?
R- A avaliação social dos projetos compara os benefícios e custos que um determinado investimento pode ter para a comunidade de um país como um todo. Nem sempre um projeto rentável para um indivíduo também é lucrativo para a comunidade e vice-versa.

Tanto a avaliação social quanto a privada usam critérios semelhantes para estudar a viabilidade de um projeto, apesar de diferirem na avaliação das variáveis ​​que determinam os custos e benefícios a eles associados. A esse respeito, a avaliação privada trabalha com o critério de preço de mercado, enquanto a avaliação social o faz com preços sombra ou sociais.


8. Explique o significado e o escopo dos benefícios, custos e externalidades
sociais diretos, indiretos e intangíveis.
R- Os benefícios diretos são medidos pelo aumento que o projeto causará na renda nacional, quantificando a venda monetária de seus produtos, na qual o preço social considerado corresponde ao preço de mercado ajustado por algum fator que reflete as distorções existentes no mercado de produtos.

Da mesma forma, os custos diretos correspondem à compra de insumos, nos quais o preço também é corrigido por um fator que incorpora as distorções dos mercados de bens e serviços demandados.

Os custos e benefícios sociais indiretos correspondem às mudanças causadas pela execução do projeto na produção e consumo de bens e serviços relacionados a ele. Por exemplo, os efeitos sobre a produção de insumos que demandam ou os produtos nos quais ele poderia servir como insumo - o que pode gerar benefícios ou custos sociais - depende da distorção existente nos mercados dos produtos afetados pelo projeto.

Os benefícios e custos sociais intangíveis, embora não possam ser quantificados monetariamente, devem ser considerados qualitativamente na avaliação, considerando os efeitos que a implementação do projeto em estudo pode ter sobre o bem-estar da comunidade. Por exemplo, a conservação de lugares históricos ou os efeitos na distribuição geográfica da população, mobilidade geopolítica ou social, entre outros.


9. Relacionar a preparação e avaliação do projeto ao planejamento do
desenvolvimento.
R- O planejamento do desenvolvimento obriga os objetivos a serem concebidos de tal maneira que se possa demonstrar que são realistas e viáveis, que os meios são ótimos e disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos e que são compatíveis com eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com