TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EXTENSÃO: PROPOSTA DE MANEJOS ADEQUADOS NA PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA PARA ASSOCIAÇÕES RURAIS

Por:   •  8/5/2018  •  Artigo  •  3.391 Palavras (14 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA REUNIDA

PROJETO DE PDA VI - EXTENSÃO

PROPOSTA DE MANEJOS ADEQUADOS NA PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA PARA ASSOCIÇÕES RURAIS DO MUNICIPIO DE REDENÇÃO-PA.

Proponentes: Debora Mendes, Jaqueline Machado de Oliveira, Juliany Silva Sousa, Mikeli Fabiane da Silva Fonseca e Raytane Chaves Oliveira.

REDENÇÃO - PA

2017-2

Proponentes: Debora Mendes, Jaqueline Machado de Oliveira, Juliany Silva Sousa, Mikeli Fabiane da Silva Fonseca e Raytane Chaves Oliveira

PROPOSTA DE MANEJOS ADEQUADOS NA PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA PARA ASSOCIÇÕES RURAIS DO MUNICIPIO DE REDENÇÃO-PA.

Projeto apresentado ao curso de Zootecnia da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR, como requisito parcial para avaliação e aprovação na disciplina de Projeto Dirigido e Aprendizagem VI - PDA.

Orientado por – Ms. José Helder de Andrade Moura

REDENÇÃO - PA

2017-2

SUMÁRIO

RESUMO..........................................................................................................III

ABSTRAT.........................................................................................................III

1.        CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO        5

2.        OBJETIVOS E METAS        7

2.1        Objetivos        7

2.2        Metas        7

3.        METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE AÇÂO        8

3.1        Público Alvo        8

3.2 Desenvolvimento        8

3.2        Conteúdo Programático        8

3.3        Estratégia de Ação        12

3.4        Parcerias        12

3.5        Avaliação        12

3.6        Recursos Materiais e Financeiros        12

4.        RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS        12

5.        RISCOS E DIFICULDADE        13

6.        EQUIPE DE TRABALHO        14

7.        CRONOGRAMA        14

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15


RESUMO

O presente projeto foi conduzido com objetivo de disponibilizar para os produtores rurais da bovinocultura de corte conhecimentos relacionados a manejos, para obter um produto final melhor, levar aos produtores uma nova visão de práticas simples, que podem aumentar a sua rentabilidade. A elaboração de palestras por transmissão de informação é um meio simples de se alcançar o produtor. Com de apresentação oral e utilização de slides, de forma a levar aos produtores os manejos em geral, adequados na produção do gado de corte, visando a qualidade da carne bovina. Resultando em melhoras na qualidade da nutrição, boas práticas na criação, sanidade animal e manejo pré-abate, visando o bem-estar animal.

Palavras chave: Adequações na criação, Conhecimentos rurais, Técnica de manejar.

ABSTRAT

The present project was conducted with the objective of making available to the rural producers of beef cattle the knowledge related to management, to obtain a better final product, to lead to producers a new vision of simple practices that can increase their profitability. The development of lectures as a means of transmitting information is a simple means of reaching the producer. With oral presentation and use of slides, in order to bring to the producers the general management, adequate in the production of beef cattle, aiming at the quality of the beef. Resulting in improvements in the quality of nutrition, good practices in breeding, animal health and pre-slaughter management, aiming at animal welfare.

Keywors: Adequations in creation, Rural knowledge, Management technique.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

A bovinocultura de corte no Brasil teve um efetivo em 2015 de 215,20 milhões de cabeças. Em nível municipal, os maiores efetivos estavam localizados em São Félix do Xingu (PA) e Marabá (PA) (IBGE, 2015). O país é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, resultado de décadas de investimento em tecnologia que elevou não só a produtividade como também a qualidade do produto brasileiro.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA), o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina, participando com 16,3% da produção global. Somente no estado do Pará foram abatidas em 2015, mais de 19 a 25 milhões de cabeças de bovinos (IBGE, 2015).

Entretanto, apesar de ser o grande produtor de proteína animal, a bovinocultura de corte brasileira apresenta contradições em sua produção, fazendas de destaque em otimização da produção e produtividade, com tecnologias avançadas, e de outro lado áreas de produção em sistemas antigos, onde a falta de informação impede a evolução, tendo em vista a alta produção do país ainda há uma parcela de produtores que precisam de melhorar seus índices zootécnicos de produtividade.

Para otimizar a qualidade do animal e consequente rentabilidade, deve ser considerado: manejo na criação, nutrição, manejo sanitário dos animais, tendo sempre como aliado o melhoramento genético e o clima (Degaspery et al,1988; Domingos & Langoni,2001). Levando em consideração a carcaça do animal, o manejo pré-abate (transporte) é de grande relevância, para um resultado satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (254.6 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com