TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capitalização de Juros

Por:   •  7/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 4

3. REGISTROS DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO 6

4. REFLEXÕES CONCLUSIVAS 12

ANEXO 13

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades observadas durante o período de estágio em uma escola e que faz parte da ementa da disciplina de Estagio Supervisionado I do curso de Licenciatura Plena em Matemática, da Universidade Federal do Pará, para cumprimento da avaliação desta disciplina, sob orientação da Professora Dra. Edilene Farias Rozal.

O estágio foi realizado na Escola M. E. F. Dr. Simpliciano Fernandes De Medeiros Junior, no período de 27/05/2019 a 03/06/2019, nas turmas do pré 1, pré 2, 1º ano, 2ºano e 3º ano, algumas no turno da manhã e outras no turno da tarde.

Esta disciplina tem como principal objetivo possibilitar ao discente uma forma de relacionar a teoria com a prática, possibilitando que o futuro licenciado entre em contato com a realidade escolar e a pratica docente, fazendo um diagnóstico da mesma como forma de identificar as principais dificuldades e se preparar melhor para exercer a futura profissão.

1. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola M. E. F. Dr. Simpliciano Fernandes De Medeiros Junior foi inaugurada no dia 30 de Dezembro de 1992, na Rua Gabriel Hermes em Bragança-Pará, no bairro da Aldeia de forma improvisada no terreno da UFPA, e devido à ampliação do campus univertsitario a escola teve que ser realocada, e atualmente esta localizada na Travessa Domingos Sousa, S/N, no Bairro Centro.

A escola fundamenta seu trabalho no compromisso com a qualidade, no respeito á diversidade, na tolerância, na necessidade de conhecimento, aceitação e pertencimento, na solidariedade na participação e cooperação, na autonomia e liberdade.

Os dados a seguir citados foram obtidos através do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e por meio de observações da escola.

A missão da escola é garantir a qualidade do ensino educacional a todos os estudantes, reconhecendo e respeitando a diversidade de acordo com suas potêncialidades e necessidades.

A escola visa ser reconhecida como uma escola que acolhe, inclui , educa e compartilha com as familias as responsabilidades pela construção do conhecimento do educando, considerando as metas e respeito mútuo e com a filosofia da formação crítica da cidadania do aluno, zelândo por uma educação de qualidade, é realizado na escola o trabalho educativo em favor da formação global do educando.

A escola possui instalaçoes próprias que são: 9 salas de aula, 1 sala de diretoria, 1 secretaria, 1 arquivo, 1 sala de professores, 2 banheiros para funcionários, uma copa/cozinha, 1 hall, 1 sala de leitura, 1 laboratório de informática, 1 banheiro feminino para alunos, 1 banheiro masculino para alunos, 1 sala base, 1 sala de material da merenda, 1 sala de material de limpeza, 1 banheiro com chuveiro, 1 área coberta, 1 quadra polivalente para as aulas de Educação Físisca, 1 sala de vídeo.

A Escola funciona nos 3 turnos (Manhã, Tarde e Noite), tendo como Gestora a Prof.ª. Rosa Maria Ribeiro da Silva, 2 vice-Gestoras (Luciana Sousa Pereira e Tatiana do socorro dos Santos Monteiro ), 3 Coordenadoras Pedagógicas (Anne Cristina Silva dos Santos e Irany Ramos Arújo), 1 Secretário (Eliseu Fabrício da Silva Goes). Na escola atuam 36 professores, destes, possuem o 3º grau completo, licenciados em Pedagogia, Letras, Geografia, Ciências Sociais, Educação Física, Matemática, História, 2 agentes administrativos e 14 pessoas de serviços operacionais, entre serventes, vigias e porteiros. E 7 escolas anexas com professores.

A instituição atende 773 alunos, das quais estão distribuidos:

* Educação Infantil (Pré I e II) - 80 alunos;

* Fundamental I - 471 alunos;

* Educação de Jovens e Adultos (1ª a 4ª etapa) – 222 alunos.

No PPP não possui nenhum calendário escolar com as atividades da escola, feriados e dias letivos. E a diretora informou que o PPP entraria em modificação, Para ser atualizado. E informou também que a escola mudará de localização novamente devido as constantes enchetes que ocorrerem no bairro e prejudicam o funcionamento da instituição.

1. REGISTROS DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

DIA: 27/05/2019

TURNO: TARDE.

Fui ao período da manhã para entregar o oficio e me apresentar para a direção. Fui recebido pela diretora, e ela informou que eu poderia começar o estágio no mesmo dia durante a tarde, e questionei-a se eu poderia estagiar nos dois turnos (Manhã e Tarde) simultaneamente, e a mesma me autorizou.

Assim, de tarde ao chegar à escola procurei alguém da direção para que a diretora ou a vice-diretora pudesse me encaminhar para alguma sala de aula. A diretora me encaminhou para a sala do Pré 1 da Professora Lucilene. Quando entrei fui apresentado à Professora e à turma. Observei que os alunos estavam curiosos e agitados com a minha presença, a professora explicou que eu era da universidade e que só ia olhar eles e a aula, e logo em seguida a professora organizou todos os alunos (nesse dia tinha 16 alunos, porém são ao todo 21) em fila e foram para o Hall da escola, onde todos os alunos de todas as salas estavam reunidos para cantar o Hino Nacional, o Hino do Pará e o Hino da Escola.

Após isso, os alunos voltaram para a sala e a professora pediu para eles entregarem a atividade da aula passada que foi deixada para ser feita em casa. Em seguida, a professora pegou os brinquedos de LEGO que estavam no armário da sala e distribuiu para os alunos brincarem, ela pediu para que eles fizessem formas de objetos para estimular a criatividade deles. Observei que os alunos estavam gostando da brincadeira e estavam bastante ativos, uns fazendo carrinhos, outros castelos e casas de LEGO.

Por volta de 1 hora depois, a professora recolheu os LEGOS e os guardou, e pegou os cadernos dos alunos que também ficam guardados no armário e entregou para eles, no caderno ja tinha uma atividade, e os alunos tinham que cobrir as letras e os números pontilhados que estavam no caderno.

Percebi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com