TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A China na Economia Planificada

Por:   •  2/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

CHINA NA ECONOMIA PLANIFICADA

A economia planificada se instala na China em 1949 com a República Popular da China, sendo Mao Tse-tung o dirigente supremo. A China Continental é reorganizada nos moldes comunistas com uma economia planificada, com a coletivização das terras e o controle estatal da economia; seguindo o modelo soviético utilizando como base o socialismo, porém sendo a centralizada na agricultura.

Na economia planificada da China os meios de produção eram propriedade do Estado e a atividade econômica era controlada pelo dirigente supremo (Mao Tse-tung), autoridade central que estabelecia metas de produção e distribuía de maneira coerente as matérias-primas para as unidades de produção. Nesse período, o poder também regia a respeito dos investimentos a serem realizados pela sociedade, as metas a serem atingidas pelas empresas, consumo e a distribuição dos recursos necessários a produção.

Outro ponto interessante é que, ao mesmo tempo que a China planificou sua economia, também passou a coletivizar suas terras, criando comunas populares ( fazendas coletivas), que se tratavam de núcleos produtivos rurais autônomos, que alem de abastecer o país, deveriam também produzir.suas próprias ferramentas.

E com a morte de Mão Tse-tung em 1976 deu-se início a uma fase de mudanças, quando assumiu o poder Deng Chiao-ping, e iniciou em 1978 a mudança para a economia mista, após a ineficácia da economia planificada em desenvolver sistemas produtivos chineses a níveis aceitáveis.

As reformas de Xiaoping incluíram a privatização das fazendas, o que pôs fim à agricultura coletiva, e de indústrias estatais que fossem consideradas de baixo desempenho na época. Em 1997 a China abandonou de vez o socialismo de mercado para o capitalismo convencional, acabando com a idéia de propriedade estatal e implantando um segundo programa de privatização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com