TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descentralização Financeira

Por:   •  31/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8
  1. 1. Introdução

O presente projecto de pesquisa intitulado “Descentralização Financeira: Análise da Eficácia do Uso do Sistema e-SISTAFE na Gestão de Recursos Financeiros para Pagamento das Despesas Públicas nas Direcções Provinciais. O Caso da Direcção Provincial de Saúde de Maputo” no período de 2014 à 2017.

Citando a mesma lei, que lei? no seu artigo 51, refere que:  “o regime financeiro dos órgãos locais do Estado, no que concerne a programação, gestão, execução e controlo interno do Orçamento do Estado, é o constante da lei que estabelece o Sistema da Administração Financeira do Estado e sua regulamentação. As Direcções Provinciais têm orçamento próprio, o qual lhes confere a autonomia administrativa e financeira”.

O trabalho estará estruturado 5 (cinco) capítulos. O primeiro será da introdução, no qual vai contemplar a introdução. No segundo capítulo apresentar-se-á a revisão da literatura onde vai contar a literatura teórica, empírica e focalizada a volta da eficácia e eficiência do uso do sistema e-SISTAFE no pagamento das despesas públicas. No terceiro capítulo vai-se discutir aspectos da metodologia do trabalho. No quarto capítulo proceder-se-á a análise e interpretação dos dados. Por fim, no quinto capítulo será para as conclusões e possíveis sugestões.

2. Tema:

Descentralização Financeira

2.1 Delimitação do tema

A Análise da Eficiência e Eficácia do Uso do Sistema e-SISTAFE na Gestão de Recursos Financeiros para Pagamento das Despesas Públicas nas Direcções Provinciais. O Caso da/de estudo será a Direcção Provincial de Saúde de Maputo e abarca o período temporal de 2014 à 2017.

3. Justificativa

A escolha do tema cinge-se no facto ter-se constatado que em algumas instituições públicas o pagamento certas despesas não têm sido desembolsadas a tempo, devido a certos procedimentos, fazendo com que o programa e-SISTAFE seja ineficiente e ineficaz. Mas para substanciar esta situação, a Lei 9/2002, de 12 de Fevereiro e a Lei 8/2003, de 19 de Maio, reforçaram os mecanismos de descentralização financeira e dos órgãos locais do Estado, dando-lhes mais autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Contudo, verifica-se alguma ineficiência no uso de alguns instrumentos de controlo interno na gestão dos recursos financeiros do Estado, como é o caso do sistema informático e-SISTAFE.

É nesta óptica que acha-se pertinente analisar este tema, por forma a captar como é que se pode fazer o melhor uso desta ferramenta financeira nas Direcções Províncias, suas possibilidades, ineficácia e estratégias de implementação de políticas atinentes a ela, sobretudo no uso do sistema informático e-SISTAFE na gestão de recursos financeiros.

Nesta ordem de ideias, acreditamos que com a realização deste trabalho não se pretende trazer soluções mágicas ao problema do não uso eficiente e eficaz do sistema informático na Direcção Provincial de Saúde de Maputo, mas sim uma singela contribuição ao elucidar uma imagem económica-financeira da administração pública, quando a sua gestão é ineficaz.

O tema mostra-se ainda relevante na área na cadeira de Finanças Pública, no sentido de fazer-se uma interpretação sistemática da análise financeira do Estado e tentar chamar atenção a quem é de direito para verificar questões relacionadas com a conformidade das informações contidas no sistema informático e-SISTAFE dos processo administrativos e as informações dos Processos Administrativos Físicos , bem como a ineficiência na execução dos mesmos.

4. Problematização

Durante os dias de trabalho, estágios e visitas a Direcção provincial de Saúde de Maputo, constatou-se que muita das vezes os técnicos de contabilidade da Repartição de Administração e Finanças, quando pretende realizar qualquer despesa do Estado passam por vários procedimentos de forma a se fazer melhor gestão dos recursos financeiros públicos, sejam eles de pagamento de salários, outras Despesas com Pessoal (ODP), Bens e Serviços (B&S), entre outras, para se efectuar estas transacções financeiras ficam a merecer do e-SISTAFE e dos processos administrativos físicos.

Foram constados pagamentos irregulares tais com, técnicos de contabilidade da Repartição de Administração e Finanças da mesma instituição em algum momento processam as despesas mesmo quando estas não estão em condições para o efeito,  mas o mais agravante e que ate com ausência do processo administrativo e efectuado o pagamento, baseando-se apenas na comunicação telefónica para obter o número da factura, mas que em algum momento  quando vai-se ao encontro do fornecedor para levar a factura para justificar a transacção depara-se que o mesmo esqueceu-se de cativar o número da mesma e já atribui a um outro cliente.

Constatou-se ainda que os técnicos têm confiado a sua senha a um outro técnico alegando a flexibilidade na operacionalização dos processos administrativo PA’s.

Das constatações supracitadas surge a seguinte questão:  

Até que ponto a informação Contida no e-SISTAFE Dos processos administrativos  pode ser fiável quando equiparada a dos processos administrativos físicos no pagamento das despesas públicas levadas a cabo pela Direcção Provincial de Saúde de Maputo?

5. Hipóteses

Hipótese é uma proposição que pode ser colocada à prova para determinar sua validade. Neste sentido, hipótese é uma suposta resposta ao problema a ser investigado. A origem das hipóteses poderia estar na observação sistemática dos factos, nos resultados de outras pesquisas, nas teorias existentes, ou na simples intuição. Gil, (1999).

H0: A falta de conformidade das informações contidas no sistema informático e-SISTAFE dos processo administrativos e as informações dos Processos Administrativos Físicos podem influenciar na prestação de contas na Direcção Provincial de Saúde de Maputo.  

H1: A falta de conformidade das informações contidas no sistema informático e-SISTAFE dos processo administrativos e as informações dos Processos Administrativos Físicos não pode influenciar na prestação de contas na Direcção Provincial de Saúde de Maputo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com