TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA COMPORAMENTAL

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Danielle Constantino Pacheco

ANTEPROJETO DE MONOGRAFIA

Petrópolis

2020

Danielle Constantino Pacheco

ANTEPROJETO DE MONOGRAFIA

Anteprojeto apresentado à Faculdade de Economia da Universidade Católica de Petrópolis, como requisito parcial à obtenção da aprovação da disciplina “Técnicas de pesquisa em economia”

Profª Drª. Vanessa Cristina dos Santos

Petrópolis

2020

SUMÁRIO

1. TEMA .......................................................................................................................... 4

2. JUSTIFICATIVA........................................................................................................ 5

3. PERGUNTA DE PESQUISA ....................................................................................7

4. OBJETIVO GERAL ..................................................................................................8

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ........................................................................... 8

5. METODOLOGIA ...................................................................................................... 9

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................... 10

1. TEMA

Uma análise das contribuições da Economia Comportamental na racionalidade dos agentes econômicos e suas implicações para as decisões dos consumidores.

2. JUSTIFICATIVA

O objetivo deste projeto é apresentar o surgimento da Economia Comportamental e de que forma a crítica ao modelo neoclássico de tomada de decisões se constitui. A análise dos pressupostos neoclássicos, especialmente da racionalidade dos agentes, fez com que a Economia Comportamental tenha ganhado forças ao longo dos séculos XIX e XX por conta das grandes transformações, como o surgimento de diversas teorias embasadas nos mecanismos à tomada de decisões dos agentes econômicos.

Podemos definir a Economia Comportamental como um estudo aprofundado onde observa-se as influências sobre o comportamento econômico do indivíduo e suas decisões. Essa esfera da economia ganhou forças graças às pesquisas de dois psicólogos israelenses, Amos Tversky e Daniel Kahneman na década de 70, após a publicação de duas de suas obras: “Judgement Under Uncertainty: Heuristics and Biases” (1974) e “Prospect Theory” (1979) embasadas nos campos de economia experimental e psicologia econômica.

Assim sendo, a incorporação desses dois campos à economia, mais especificamente na análise da tomada de decisões econômicas pelos indivíduos, Kahneman e Tversky foram capazes de demonstrar como essas áreas são profundamente afetadas, também, por fatores cognitvos, sociais e emocionais, sugerindo assim a adoção de uma nova abordagem, mais realista, para interpretação do comportamento dos agentes econômicos.

Em oposição com os modelos neoclássicos, que assumem a hipótese básica e simplificadora de que os agentes são racionais e capazes de tomar decisões econômicas maximizando seus próprios interesses (preferências), os economistas comportamentais partem da ideia de que os agentes são seres irracionais, e portanto, nem sempre tomam as decisões de escolha ótima. Dessa forma, a partir de uma das premissas básicas adotadas na economia clássica, a Economia Comportamental foi capaz de analisar e alinhar seus modelos observando a economia real.

Com isso, o presente trabalho faz uma breve revisão da atual literatura estudada na Economia Comportamental, trazendo suas contribuições para a teoria microeconômica, mas especificamente no que corresponde ao comportamento do consumidor e à estratégia de preços das firmas. Discorrendo sobre alguns viéses no comportamento humano de acordo com a teoria comportamental, como já mencionado, caracterizado da premissa pouco plausível da racionalidade dos agentes.

3. PERGUNTA DE PESQUISA

Com a evolução da discussão sobre a temática nas vertentes do campo de estudo afim de consolidar e entender os processos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com