TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA SOLIDÁRIA NAS AÇÕES DA CÁRITAS DIOCESANA DE SÃO MATEUS/ES: ANÁLISE SOBRE O ASSENTAMENTO VALMIR BARBOSA NO MUNICÍPIO SÃO GABRIEL DA PALHA/ES.

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.433 Palavras (14 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 14

        [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

JOSEUMAR MIRANDA DA SILVA

A ECONOMIA SOLIDÁRIA NAS AÇÕES DA CÁRITAS DIOCESANA DE SÃO MATEUS/ES: ANÁLISE SOBRE O ASSENTAMENTO VALMIR BARBOSA NO MUNICÍPIO SÃO GABRIEL DA PALHA/ES.

NOVA VENÉCIA

2013

JOSEUMAR MIRANDA DA SILVA[pic 3]

A ECONOMIA SOLIDÁRIA NAS AÇÕES DA CÁRITAS DIOCESANA DE SÃO MATEUS/ES: ANÁLISE SOBRE O ASSENTAMENTO VALMIR BARBOSA NO MUNICÍPIO SÃO GABRIEL DA PALHA/ES.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Uberaba, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Prof.ª Zunara Cremasco Tavares

Nova Venécia

2013

JOSEUMAR MIRANDA DA SILVA[pic 4]

A ECONOMIA SOLIDÁRIA NAS AÇÕES DA CÁRITAS DIOCESANA                          DE SÃO MATEUS/ES: ANÁLISE SOBRE O ASSENTAMENTO                                 VALMIR BARBOSA NO MUNICÍPIO SÃO GABRIEL DA PALHA/ES.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Uberaba - UNIUBE, aprovado pela banca examinadora constituída pelos membros apresentados a seguir.

Nova Venécia, 15 de maio de 2013.

_________________________________________________

Prof.ª Luana Braga - Orientadora

Universidade de Uberaba

_________________________________________________

Professor convidado...

Universidade de Uberaba

_________________________________________________

Professor convidado...

Universidade de Uberaba

Para Martha Machado, que me incentivou nos estudos.

Para minha família, razão de minha vida.

“O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste”.

Norman Vicent Peale

RESUMO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso buscou compreender a implantação da Economia Popular Solidária, a partir das ações da assistência social da Cáritas Diocesana de São Mateus/ES, junto aos Assentados pela Reforma Agrária do Assentamento Valmir Barbosa, no município de São Gabriel da Palha/ES.

Tem como objetivos específicos: identificar a visão das famílias do assentamento acerca da prática da Economia Popular Solidária no seu cotidiano, e refletir o exercício profissional do Assistente Social junto ao assentamento Valmir Barbosa acerca da Economia Popular. A metodologia utilizada que fundamentou esse trabalho foi a técnica de pesquisa de natureza qualitativa, pesquisando e visitando um grupo específico, realizando um estudo de caso e revisando bibliográfica de autores como: Paul Singer, Maria Cecília de Souza Minayo, Caroline Goerck, para estudar o tema da economia. Procurou-se através da pesquisa qualitativa coletar dados através da interação do investigador com o investigado. Portanto, todas essas indagações são relevantes neste processo de formação profissional, pois buscou refletir a atuação do assistente social junto aos camponeses assentados divulgando e colaborando para implantar a Economia Solidária junto a este público alvo.

Palavras-chave: Economia Popular Solidária, Serviço Social, Cáritas Diocesana.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 08

CAPÍTULO I - A ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO PERSPECTIVA DE POLÍTICA PÚBLICA............................         .................................................... 11

1.1 BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A ECONOMIA SOLIDÁRIA............. 14

1.2 A ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL....................................................... 15

CAPÍTULO II - O SERVIÇO SOCIAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO................................................................... 17

2.1 BREVE HISTÓRICO SOBRE O SERVIÇO SOCIAL.................................... 17

2.2 O PROCESSO DE EMPODERAMENTO DO SUJEITO............................... 18

2.3 SERVIÇO SOCIAL NA ECONOMIA SOLIDÁRIA......................................... 19

2.3.1 INSTRUMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADOS PELOS ASSISTENTES       SOCIAIS NO EMPREENDIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA...... 23

2.3.2 SERVIÇO SOCIAL, INTERDISCIPLINARIDADE E ECONOMIA SOLIDÁRIA.......................................................................................... 25

2.4 A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ECONOMIA SOLIDÁRIA....... 26

CAPÍTULO III – A CÁRITAS BRASILEIRA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA............. 28

3.1 AS AÇÕES DA CÁRITAS DIOCESANA DE SÃO MATEUS/ES A PARTIR DAS PROPOSTAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA............................................... 31

3.2 OS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ASSENTAMENTO VALMIR BARBOSA, A PARTIR DA POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DA CÁRITAS DIOCESANA DE SÃO MATEUS/ES.................................................. 35

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 42

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 45

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a prática da Economia Popular Solidária em um assentamento rural. Consiste em conhecer melhor a Economia Solidária na sua prática, por ser esse um conceito de grande aceitação, como outra forma de concepção e de organização do trabalho. Uma “Economia” que se apresenta sem o conceito da “mais-valia”, sem destruir o meio ambiente, todos pensando no bem comum, se fortalecendo e fortalecendo o grupo, e a primórdio, todos cooperando uns com os outros. Um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Podemos considerar como pilares da Economia Solidaria quatro características: cooperação, autogestão, dimensão econômica e a solidariedade. Esta vem se apresentando como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda nos últimos anos, como uma resposta a favor da inclusão social, para um desenvolvimento sustentável com proteção dos ecossistemas. A escolha desse tema se decorreu da vivência neste ambiente durante o estágio curricular no ano de 2012-2013, e, é ainda fruto de um desejo de conhecer melhor a Economia Solidária na sua prática, por ser esse um conceito em voga como outra forma de concepção e organização do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com