TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

Por:   •  5/10/2021  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

INTRODUÇÃO

Partindo do momento difícil que estamos vivendo atualmente com o distanciamento social provocado pelo o vírus da covid-19, temos uma realidade de vida aonde muitas famílias vem lutando de duas formas para sobreviver, uma se cuidando para que não venha contrair o vírus é outra com o medo de perder o emprego ou ate mesmo a dificuldade de não poder trabalhar devido os vários lockdown, agravando ainda mais os problemas financeiros das famílias.

Como a realidade da população brasileira não tem uma cultura de planejar, economizar ou guardar dinheiro para uma possível emergência de algo que possa acontecer, essa realidade teve agravamento devido á vários anos da falta ou ausência da educação financeira principalmente nas escolas. Aonde atualmente a ausência desse cenário vem mudando com o Projeto de Lei 3145/20 onde torna obrigatória a inclusão da educação financeira como tema transversal dos currículos do ensino infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. O texto em tramitação na Câmara dos Deputados insere dispositivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Existem vários estudos que aponta a importância de começar a Educação Financeira desde a infância, fazendo-a como uma disciplina curricular juntamente como as outras disciplinas, com certeza uma mudança como essa, faria uma grande diferença nos comportamentos para tomar decisões sobre sua vida financeira ao longo de sua vida.

 Logo o trecho, extraído de recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),1 data de 2005, “Educação financeira deveria começar o mais cedo possível e ser ensinada nas escolas”, onde e possível notar a importância da inserção do tema nas salas de aulas não é nova.

Para Modernell, (2009) conceitua educação financeira de duas maneiras: conceito geral: é um conjunto amplo de orientações e esclarecimentos sobre posturas e atividades adequadas no planejamento e uso de recursos financeiros pessoais e, conceito para crianças: são dicas para ajudar as crianças a lidar com o dinheiro, agora e no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com