TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Econometria

Por:   •  10/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO FINAL – ECONOMETRIA II – 2º Semestre 2014

8012262 - Carolina Yumi Yida

7600562 - Luiz Gustavo Martins Leão da Cunha

7600707 - Victoria Dias de Andrade Lins

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo estudar o efeito da escolaridade das mulheres brasileiras na decisão de ter filhos ou não no ano de 2009 e 2013. Utilizamos como base o artigo de Sander, W. (1992), “The Effect of Women’s Schooling on Fertility” Economic Letters 40, 229-233. Utilizamos variáveis que julgamos relevantes para o modelo e pudemos observar que os resultados carregam os mesmos sinais que os resultados apresentados no artigo de referência.  Consideramos nosso projeto importante na medida em que ele traz uma análise comparativa da decisão das mulheres terem filho ou não dado o intervalo de 4 anos entre um estudo e outro e, assim, pudemos observar que há uma queda na taxa de natalidade.

 

METODOLOGIA

A equação estimada será do tipo:

Número de Filhos = β0  + β1 anos de estudo + β2 idade + β3 idade² + β4 cor branca+ β5 solteira + β6 ensino público + β7 ln(renda) + β8 ano 2013 + u

Usamos um pooled cross section para estimar o efeito da educação sobre a fertilidade das mulheres. Propusemos esse tipo de modelo em razão das vantagens de se obter dados amostrais mais extensos, que aumentam o poder dos testes e apresentam estimadores mais confiáveis.

Para rodar a regressão, utilizamos variáveis de interesse retiradas da base de dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), obtida de cross sections, dos anos de 2009 e 2013. Utilizamos o Stata para importar os microdados disponíveis no site do IBGE e para empilhar os dados dos dois anos. Depois, utilizamos o Gretl para tratar os dados e rodar a regressão.

A variável dependente é o número de filhos e foi obtida a partir da soma de seis variáveis disponíveis na PNAD sobre a fertilidade[1]. As variáveis explicativas escolhidas foram anos de estudo, idade, idade ao quadrado (para verificarmos se a tendência diminui ao passar dos anos), log da renda e dummies para o estado civil, para o tipo de estabelecimento de ensino que ela estudou (publico ou privado) e a variável binária de ano, 1 para 2013 e zero para 2009.

RESULTADOS

[pic 1]

Com os resultados do modelo na tabela acima, pudemos confirmar que a escolaridade influencia negativamente na escolha da mulher em ter filhos. Mantendo fixos os outros fatores, as mulheres que estudam um ano a mais tem cerca de 0,09 filhos a menos, ou seja, a cada 100 mulheres que estudam um ano a mais, nascem cerca de 9 filhos a menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com