TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Agrícola

Por:   •  11/9/2023  •  Dissertação  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

Após a pesquisa, entende-se que as principais diferenças no funcionamento das NGCs e as Cooperativas são em relação às questões de tecnologia e digitalização, governança e tomada de decisão, membros e afiliações, além do acesso de capital e financiamento, e transparência e rastreamento.

Em relação às questões tecnológicas e digitalização e correto afirmar que as NGCs são conhecidas por adotar tecnologias avançadas, como blockchain e plataformas digitais, para gerenciar transações e operações internas. As cooperativas tradicionais frequentemente utilizam métodos manuais ou sistemas mais antigos. Em seguida, entende-se que as questões sobre o grau de governança e as tomadas de decisões são diferentes porque nas NGCs muitas vezes têm estruturas de governança mais horizontais, com decisões descentralizadas e participação ativa dos membros por meio de aplicativos e votações online. Cooperativas podem ter estruturas mais hierárquicas e processos decisórios mais centralizados. Sobre as diferenças entre a formação dos membros e afiliações elas divergem pois nas NGCs têm uma base de membros mais diversificada, incluindo membros individuais e pequenas empresas, enquanto cooperativas tradicionais tendem a ser dominadas por grupos específicos, como agricultores ou trabalhadores de uma indústria específica.

As questões de acesso de capital e financiamento também são pontos onde as NGCs e as Cooperativas se divergem, nas NGCs frequentemente exploram métodos inovadores de financiamento, como ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas) ou crowdfunding baseado em blockchain, para levantar capital, enquanto nas cooperativas geralmente dependem de fontes de financiamento mais convencionais. Por fim, a quinta diferença está relacionada às questões de transparência e rastreabilidade pois as NGCs inovam com a tecnologia blockchain, podendo oferecer um alto nível de transparência e rastreabilidade em suas operações, o que é mais desafiador para as cooperativas tradicionais alcançarem de maneira tão eficiente.

4 – Faça a tua analise pessoal, considerando os 7 princípios do cooperativismo, o que achou do novo modelo de cooperativas.

Ao estudar os sete princípios do cooperativismo que inclui a adesão voluntária e aberta, Controle democrático pelos membros, Participação econômica dos membros, Autonomia e independência, Educação, formação e informação, Cooperação entre cooperativas e Interesse pela comunidade. Entende-se que qualquer novo modelo de cooperativa deve ser avaliado com base nesses princípios para determinar se está alinhado com os valores fundamentais do cooperativismo. A eficácia e a relevância de um novo modelo de cooperativa dependerão de como ele incorpora e promove esses princípios. Portanto, observa-se que esses princípios devem ser de extrema importância para o desenvolvimento de novas cooperativas ou veteranas, nesse sentido seguindo se alinhando aos princípios dr uma cooperativa eficiente.

5 – Você acha que este Novo Modelo seria possível ser implantado no Brasil?

Explique.

Ao analisar este Novo Modelo de cooperativas entende-se que a implantação de um novo modelo de cooperativa no Brasil é possível, desde que seja cuidadosamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com