TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Empresarial

Por:   •  28/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.356 Palavras (26 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 26

1 - O que você entende pelos seguintes conceitos de economia, listados abaixo?

  1. Macroeconomia: analisa o comportamento da economia como um todo e o efeito das decisões de todos os agentes econômicos sobre a produção, nível de emprego, inflação, taxa de juros e taxa de cambio. Também analisa as decisões tomadas pelos formuladores de política econômica do país.
  2. Microeconomia: analisa o comportamento de unidades individuais: no consumo, na produção e nos mercados.  
  3. Sistema de Contas Nacionais: apresenta informações sobre a geração, a distribuição e o uso as renda no país. Permite analisar como está a economia do país e compara-la com outros países. Permite saber quanto o país importou e exportou, além de saber como estão suas reservas. Evita a evasão de divisas.
  4. Balanço de Pagamentos: é o registro contábil de todas as transações econômico – financeiras realizadas entre residentes e não residentes de um país. O Balanço de pagamentos se subdivide em duas grandes contas: transações correntes e conta de capital.  

2 – Do ponto de vista dos vendedores, quais os quatro principais tipos de mercados e como eles se diferenciam? Não se esqueça de ilustrar sua resposta com exemplos.

- Mercado de concorrência perfeita: tem um grande número de compradores e vendedores; vendedores e compradores tem influência desprezível sobre o preço; há livre entrada e saída de vendedores e compradores; homogeneidade dos produtos; depois de estabelecido o preço de mercado, não há razões para cobrar menos. Caso cobre a mais, os compradores mudam de vendedores. Podemos exemplificar esse tipo de mercado com a feira livre e a bolsa de valores.

- Mercado de concorrência monopolista: há um número mais restrito de vendedores no mercado. A diferenciação do produto ocorre através de intermédio da marca. Podemos exemplificar com produtos de higiene, o mercado de jeans, entre outros.

- Mercado Oligopolista: há um número restrito de vendedores no mercado; divisão do mercado entre produtos; a política de preços e a comercialização são combinadas entre os produtores. Como exemplo pode-se citar a indústria automotiva, farmacêutica, cimenteira, etc.

- Monopólio: existe apena um produtos ou prestador de serviços. Um exemplo é o caso dos correios para certos tipos de correspondência.

3 – Como se caracterizam os mercados quanto a presença dos compradores. Ilustre sua resposta com exemplos.

- Mercado Monopsonio: há apenas um comprador neste mercado. Ex: fabricantes de fumo que só o vendem para a Souza Cruz.

- Mercado Duopsonico: há apenas dois compradores neste mercado. Ex: fardamento militar.

- Mercado Oligopolista: há um número restrito de compradores no mercado. Ex: Petrobrás.

- Mercado de concorrência perfeita: há um grande número de compradores e vendedores. Ex: produção de leite.

4 – Em um mercado de concorrência perfeita, quais os fatores que influenciam na demanda e na oferta de produtos e serviços?

O nível de informação e a preferência dos consumidores; a renda dos consumidores e a disponibilidade de crédito; políticas governamentais através de impostos e subsídios; expectativas de renda e de preços no futuro; o preço dos produtos e serviços.

5 – Quais os principais tipos de barreiras à entrada de novos produtos, propiciando a manutenção de monopólios?

- Política de preços predatória, evitando a entrada de novos entrantes;

- Concessão de uma patente;

- Monopólio natural devido ao tamanho do mercado e dos altos custos fixos de um setor;

- Propriedade exclusiva de algum insumo essencial para algum setor;

- Legislação: o monopólio pode ser instituído por lei.

6 – Quais os principais objetivos da regulação do Governo nos mercados?

Em um mercado no qual não há competição ou essa é restrita, a regulação do Governo tem por finalidade fazer com que este mercado funcione o mais próximo possível da situação competitiva, com a igualdade do preço ao custo marginal. Além disso, o regulador também deve preservar a rentabilidade do capital investido pelo concessionário e zelar pela qualidade do serviço prestado.

7 – Discuta o papel das agências reguladoras no mercado, bem como seu relacionamento com as concessionárias.

O papel das agências reguladoras é zelar para que os contratos sejam entregues de forma adequada, enquanto as concessionárias possuem obrigações com o nível de qualidade dos serviços oferecidos ao público e com os prazos para realizar os investimentos que foram acordados no contrato de concessão.  

É necessário que haja um ambiente regulatório previsível e confiável para atrair capital privado, além de existir a confiança de que os contratos firmados serão cumpridos. O risco regulatório e o respeito aos contratos são pontos sensíveis nas decisões de investimento do setor privado. Logo, incertezas nessas áreas afastam possíveis investidores.

8 – O que você entende pelos seguintes conceitos. Ilustre as respectivas respostas com exemplos:

  1. Elasticidade-preço da demanda: mede a reação potencial dos consumidores com relação a variação de preço dos produtos. Como exemplo pode-se citar a demanda inelástica na prestação de energia elétrica frente ao constante aumento de taxas.
  2. Elasticidade-preço da oferta: mede a reação potencial dos produtores diante da variação de preços dos produtos. Como exemplo temos as companhias aéreas que reduzem os preços das passagens em épocas de baixa temporada, e em contrapartida sobem os preços na alta temporada devido ao aumento de demanda.
  3. Elasticidade-renda da demanda: mede a variação percentual na quantidade demandada de um determinado bem, diante de uma variação percentual na renda do consumidor. Um é exemplo é a diminuição de compra de bens considerados objetos de desejo e não de necessidade, diante dos valores de impostos que vencem no início do ano no Brasil.
  4. Elasticidade cruzada da demanda: é a medida de o quanto varia a demanda por um bem em resposta a uma variação de preço de outro bem.
  5. Bens complementares e suplementares: nos bens substitutos, o aumento do preço de um deles aumenta a demanda pelo outro. Ex: café e chá. Nos bens complementares, o aumento no preço de um deles reduz a demanda pelo outro. Ex: passagem aérea e demanda por taxi no aeroporto.
  6. Bens econômicos e bens livres: bens livres são aqueles bens intangíveis, de livre acesso a todos e que não possuem valor. Ex: o ar, o mar, etc. Bens econômicos são aqueles bens úteis que possuem preços, são relativamente escassos e são atributo de algum esforço humano.
  7. Multiplicador de investimentos: todo investimento autônomo provoca sempre um incremento na renda total, bem maior do que seu valor inicial. Ao coeficiente de variação na renda final, que ocorre em consequência deste investimento inicial, chama-se multiplicador de investimentos.

9 – O que você entende pelos seguintes conceitos microeconômicos listados abaixo?

  1. Quantidade de break-even: quantidades mínimas de produção e venda que permitam a empresa a continuar seus negócios de forma lucrativa.
  2. Produto blockbuster na indústria farmacêutica: representam medicamentos comercializados com sucesso, líderes em vendas na indústria farmacêutica.

10 – O que você entende por teoria dos jogos e qual seu objetivo geral?

É uma teoria matemática que tem por objetivo observar e estudar os fenômenos das tomadas de decisões entre dois agentes quando o resultado de cada uma depende das decisões dos outros, considerando uma interdependência. No oligopólio, os agentes econômicos podem interagir estrategicamente de uma série de formas, e é isso que a teoria dos jogos estuda. Seu objetivo geral é representar os padrões de interação nos quais os resultados obtidos por qualquer participante depende das ações dos outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (295.7 Kb)   docx (808.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com