TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Empresarial

Por:   •  16/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A economia está totalmente presente no nosso dia a dia, seja desde a escolha do que consumir no café da manhã, da água que utilizamos ou bebemos, e até mesmo da decisão de gastar ou poupar o recurso que temos disponível no momento, ou seja, tudo gira em torno da economia.

O tipo de economia principal abordado nesse trabalho será a economia de mercado, vamos analisar os impactos diários que a economia vem sofrendo falando de microeconomia e macroeconomia, principalmente diante da atual situação que vivemos com a pandemia mundial que vem afetando diversos mercados.

Vamos estudar um pouco sobre a empresa Interfile, uma empresa no seguimento de BPO, com foco em investimento de novas tecnologias de processos, será apresentado a atual situação econômica da empresa e os impactos econômicos que vem sofrendo com a instabilidade da economia mundial.

Empresa Interfile

A empresa Interfile foi fundada em 1991 com a guarda de documentos para um grande banco, rapidamente estendeu suas atividades para a área de BackOffice, e então passou a prestar serviços para outros seguimentos, em 2015 se tornou a primeira empresa Full Service BPO do pais, o que a fez aumentar sua receita e valor de mercado rapidamente. Em 2017 com a aquisição da Atento se tornou uma empresa multinacional valorizando-a ainda mais no mercado competitivo.

A matriz da empresa está localizada em São Paulo, com 24 escritórios em todo o Brasil, a empresa estendeu suas atividades econômicas rapidamente, se tornando uma empresa de grande porte, e conta com pouco mais de 1.700 funcionários, mais da metade deles na Matriz localizada em Taboão da Serra- SP.

MICROECONOMIA

Economia Brasileira e seus impactos no setor tecnológico e mercado de BPO

Recentemente muito tem se falado de economia, principalmente em relação a chegada do Covid-19, essa pandemia afetou a economia de todo o mundo, desde os países subdesenvolvidos até os desenvolvidos e ricamente econômico como Estados Unidos e China. Nenhum setor estava preparado para essa “catástrofe” econômica, sabíamos sim que teríamos impactos, mas acredito que nenhum bloco econômico se sentia totalmente preparado.

Em relação a economia brasileira, segundo o G1, o FMI (fundo monetário brasileiro) tinha previsto um crescimento de cerca de 2,2% do PIB (produto interno bruto) isso antes da pandemia afetar o mercado mundial, as estimativas para esse ano era de recuperação no mercado financeiro brasileiro, principalmente com o plano de reforma da previdência do atual governo. Mas, com a chegada do Covid-19, os impactos foram intensos e rápidos, comércio e estabelecimentos de serviços tiveram que fechar as portas, empresas tiveram que traçar planos rápidos e eficaz afim de evitar aglomerações em suas organizações, e o termo Home office nunca foi tão usando nas empresas, que rapidamente tiveram que adaptar seus funcionários com o trabalho em casa, sob pena de receber multas do estado ou governo local. É claro que todas essas ações tomadas geraram impactos direto na economia brasileira, fábricas pararam suas linhas de produção, consequentemente os fornecedores de matéria prima sentiram o reflexo; Com menos trabalho, muitas pessoas foram demitidas, as pessoas passaram a consumir muito menos,  o emprego informal aumentou, porém com menos consumo a moeda brasileira ficou parada, e a incerteza tomou conta de toda a população.

A empresa Interfile rapidamente começou a sentir os impactos econômicos, visto que seu faturamento depende dos seus terceiros a qual presta serviços. O cliente carro chefe da empresa é o banco Itaú, mais da metade do faturamento da empresa depende do faturamento do banco, que também sofreu impactos econômicos . A entrada de processos para tratar internamente na empresa caiu, mesmo com toda a tecnologia on laine do banco, as pessoas não consomem tantos produtos e serviços, o setor de financiamentos de veículos e abertura de conta corrente caíram “drasticamente”, e a única alternativa da empresa foi a demissão de funcionários, todos os que estavam em período de experiência foram desligados da empresa, afim de gerar menos custos, pessoas foram “forçada” a tirar férias, contrato de trabalho foram suspensos e cerca de 300 funcionários foram demitidos; São 300 pessoas a menos que deixaram de girar seu dinheiro na economia brasileira, fora outras medidas que foram tomadas internamente afim de diminuir o impacto no faturamento mensal da empresa para poder pagar seus funcionários e fornecedores de produtos e serviços. Como medida de enxugar esses gastos, a empresa diminuiu o salário de alguns funcionários com a redução da jornada de trabalho, o contrato com o restaurante da empresa foi renegociado, visto que menos pessoas passariam a consumir em seu restaurante, salário de grandes cargos também foram negociados e reduzidos, alguns benefícios foram cortados, como auxilio acadêmico, premiação por meta atingida, dentre outros.

Oportunidade de Investimentos

Analisando o mercado da empresa, ela está inserida no mercado de oligopólio, pois possui vários concorrentes. O setor tecnológico no Brasil vem crescendo bastante, as empresas sentiram essa necessidade de mercado, pois a procura por programas e sistemas que substitui humanos vem se tornando uma forma cada vez maior de investimento para redução de gastos.

Com o investimento de tecnologia de serviços em Home Office, a empresa passa a ter maior oportunidade no investimento de novas tecnologias, sob uma visão ampla no “novo mercado” surge uma grande chance de investimentos. Com o desenvolvimento e adaptação de novos sistemas para controlar computadores e pessoas na área remota, a empresa pode passar a vender uma nova tecnologia aos seus clientes, além do serviço de BPO.

A demanda na área de tecnologia em relação a processos para controle de funcionários em home office tende a crescer bastante, com o investimento da Interfile nessa área, surge uma nova oportunidade de recuperar sua receita perdida com a queda na demanda de alguns terceiros. Visto que a oferta desse produto com foco em home office ainda não é tão alta no mercado, a empresa pode investir recursos disponíveis que já possui nesse novo mercado.

A procura pelos serviços da empresa permaneceu bastante elástica em relação a processos, as empresas preferiram manter seus fornecedores do que trocar, em contra partida o setor de investimentos em tecnologias de Home Office tende a crescer bastante.

Analisando o mercado a qual a empresa está inserida no mercado de oligopólio, possui vários concorrentes, o setor tecnológico no Brasil vem crescendo bastante, as empresas sentiram essa necessidade de mercado, pois a procura por programas e sistemas que substitui humanos vem se tornando uma forma cada vez maior de investimento para redução de gastos, outro fator adotado pela Interfile nos últimos anos, foi um investimento alto em trade-Off, principalmente com a aquisição do grupo atento.

 a empresa passou a fazer forte investimento nessa área, e o que antes só conseguia oferecer ao cliente tecnologia de processos, também passou a oferecer novas tecnologias de controle remoto de seus funcionários, isso foi uma das formas da empresa tentar se adaptar no novo mercado e criar uma oportunidade de investimento de negócio no atual cenário que estava entrando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com