TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Empresarial

Por:   •  25/9/2022  •  Artigo  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] 

 

 

 

 

 

Matriz de Trabalho de  Participação Individual

Elaborado por: Lilian Oliveira

Disciplina: Economia Empresarial

Turma: 0521-1_3

Introdução

 

INTRODUÇÃO A ECONOMIA EMPRESARIAL E SUA IMPORTÂNCIA

[pic 2]Na ROL do dia 05/05, apresentada pelo professor Gustavo Perrone, é dada uma breve introdução sobre economia empresarial, no qual é abordada de forma simples e didática, a importância dessa ciência econômica - e social - em nosso dia a dia, bem como o conceito de elasticidade, definição de oferta e demanda, classificação de bens, microeconomia e macroeconomia, além de outros tópicos importantes acerca do assunto.

Mesquita (2012) define de forma objetiva que, economia é a ciência social que estuda a maneira como os bens e serviços são produzidos, distribuídos e consumidos. Assim, a economia é compreendida como o estudo do comportamento humano, ou seja, das escolhas individuais e do que possibilita a compatibilidade nas escolhas de todos. Tudo aquilo que diz respeito a oferta e demanda, PIB, índices de empregabilidade, taxas de juros e outros temas relacionados, são identificados como variáveis econômicas.

Dentro desse tema apresentado, existe a economia empresarial que surge como um campo da economia aplicada que utiliza de métodos quantitativos para análises de negócios a fim de otimizar as estruturas organizacionais da empresa. Portanto, essa área da economia define como e em que o gestor deve basear suas decisões, uma vez que é utilizado mecanismos lógicos e variáveis econômicas.

Desenvolvimento  

Por se tratar de uma ciência social complexa, pode-se dizer que a sociedade tem influência sobre o mercado, bem como o mercado influencia o comportamento da sociedade, por exemplo, a alteração do poder de compra e modificação nos custos produtivos bem como o aumento da quantidade ofertada no mesmo nível de preço. Quanto maior a sua renda, maiores são os gastos, pois a partir do momento em que se tem maior poder de compra, você permanece comprando determinado produto, porém, em maior quantidade (exemplo do iogurte que o professor Perrone deu na ROL), ou até mesmo, passa a consumidor determinado produto que possui um preço maior.  

Atrelado a isso, o Banco Central do Brasil determina políticas monetárias para controlar e regular a oferta de moedas em circulação no país para controle de inflação, isso faz com que a economia seja diretamente impactada, visto a inflação pode aumentar ou não, bem como a taxa de juros, e como conseguinte, o poder de compra pode aumentar ou reduzir de acordo com a política monetária adotada.

No aspecto econômico, existe também a microeconomia busca compreender a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e consumidor interagem e definem o preço e quantidade de um produto ou serviço. O modelo econômico mais prático é o da "oferta e demanda", sendo um dos pilares da microeconomia, e busca demonstrar como os preços são definidos através de agentes econômicos individuais no mercado (empresa e consumidor, compradores e vendedores). Ainda dentro desse campo da economia, temos alguns conceitos e ferramentas como:

  • Elasticidade: está relacionado a sensibilidade ou reação da oferta e demanda às variações de preços;
  • Teoria do Consumo: preferências do consumidor;
  • Custo de Oportunidade: é o valor do que você renuncia em detrimento de outra decisão;
  • Lucro Econômico: é a diferença entre a receita da empresa e os seus custos de oportunidade;

Diferente da microeconomia, a macroeconomia estuda e analisa o cenário econômico como um todo, ou seja, ela é baseada em indicadores econômicos que definem a situação econômica do país, como por exemplo:

  • PIB: é a soma de todos os bens e serviços finais;
  • Índice de Desemprego: se refere à desocupação oficial no país e é feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
  • IPCA: mede a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços vendidos no varejo e consumidos pelas famílias brasileiras;
  • IGP-M: é um indicador calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que mede a variação de preços para reajuste de contratos de aluguéis, telefone e energia elétrica;
  • Taxa de Juros: é definida para controle de inflação do país;          Situação Fiscal: representa as contas públicas;

 

 

 

Conclusão

 Com base no tema proposto apresentado, é imprescindível a importância da economia empresarial e sua empregabilidade no mundo dos negócios, sendo utilizada como uma base para gestão financeira da empresa e de seu patrimônio e capital, tendo em vista a busca por equilíbrio econômico baseado na macro e microeconomia, visando também, a liquidez da empresa. Também, pode-se observar que, sempre será necessário utilizar os indicadores financeiros mencionados acima para elaborar estratégias e diretrizes na organização, uma vez que esses indicadores e fatores econômicos são necessários para um planejamento financeiro assertivo e de qualidade, ainda mais em tempos tão incertos causado pela Covid-19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (869 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com