TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Empresarial

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz Análise de oferta e demanda e o seu impacto nos negócios

Aluno:

Disciplina: Economia Empresarial

Turma:

INTRODUÇÃO

Apresente o setor econômico escolhido e fala sobre o seu trabalho em linhas gerais.

       O Turismo é uma atividade pouco explorada diante do potencial que o Brasil apresenta. O país é rico em belezas naturais, praias, cachoeiras, diversidade cultural etc. Podemos dizer que é um Brasil com vários “Brasis”.

       O setor do turismo é um dos que mais sofreram impactos negativos com a pandemia da COVID-19, o setor é totalmente dependente da locomoção e presença de pessoas, para tentar conter a circulação do vírus, algumas medidas foram adotadas pelo poder público como o lockdown e proibição de voos.

CONTEXTO DO SETOR

Apresente número e índices relacionados à oferta, à demanda, à produção e aos demais indicadores necessários à contextualização.

       

         No Em 2020 o Brasil possuía 1.439.544 leitos para meio de hospedagem, 32.522 agências de turismo, 301 acampamentos turísticos, 11.422 restaurantes, bares e similares, 14.251 transportadoras turísticas, 1725 locadoras de veículos, 6570 organizadoras de eventos (congressos, convenções e congêneres), 3427 prestadoras de serviços de infraestrutura, 24.308 guias de turismo. Essas empresas e prestadores de serviço cadastrados no Ministério do Turismo, mas sabemos que esses números podem ser maiores devido a informalidade no mercado de trabalho no nosso país.

  O

[pic 3]

No ano de

As informações com os números iniciais de 2020 demonstram o otimismo e expectativa de melhora para o setor que infelizmente foi fortemente impactado pela pandemia causada pelo coronavírus.

ANÁLISE MACROECONÔMICA

Detalhe todos os indicadores macroeconômicos que possam auxiliar a sua análise.

     Há elementos acerca da arrecadação federal na economia do turismo, além de insumos sobre o volume e receitas das atividades turísticas no Brasil a partir dos números constantes na Pesquisa Mensal de Serviços desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. São informações relevantes para compreender a dinâmica da participação do turismo no resultado do Produto Interno Bruto Brasileiro. As tabelas a seguir demonstram que, em 2020, a Receita Cambial Turística no Brasil apresentou queda de 49,2% e, na mesma direção, a Despesa Cambial Turística teve redução de 69,3%. Há indícios de que esse cenário foi motivado pelo fechamento das fronteiras do Brasil e de outros países do mundo devido à pandemia. Além disso, é importante destacar que a variação cambial pode ter influência significativa nesses resultados. Também foi possível observar queda na arrecadação federal, em 2020, na ordem de 28,5%. Se considerarmos as principais Atividades Características do Turismo - ACT, verifica-se que elas foram fortemente impactadas pela pandemia, pois Alojamento, Transporte Aéreo e Agências de Viagens apresentaram queda de 40,3%, 47,1% e 36%, respectivamente. Em 2020, houve, também, redução de 36,7% no volume das atividades turísticas no Brasil. Destaque para o Distrito Federal, com queda de 44,1%, Rio Grande do Sul, com 43,3% a menos, e Ceará, com diminuição de 41%. A queda mais acentuada ocorreu no mês de abril, com 67,2% a menos, quando comparado com abril de 2019. Já o mês de agosto de 2020 foi o que apresentou o maior crescimento, de 24,1%, quando comparado com julho do mesmo ano.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

ANÁLISE MICROECONÔMICA

Apresente como o impacto direto na oferta e demanda do setor e a estrutura de mercado a qual pertence são influenciadas pelos mercados interno e internacional.

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

     Obs.: quase 50% da população infelizmente não consegue viajar por falta de recursos financeiros. Não ter acesso a outras culturas e poder viajar é um privilégio para uma parcela da população.

[pic 10]

CONCLUSÃO

Apresente uma conclusão justificando a sua análise.

        Através dos números de 2019 e 2020 é possível identificar como o setor do turismo foi afetado pelas medidas de restrição de mobilidade na tentativa de conter o contágio pelo Coronavírus.

        Perceptível o quanto turismo no Brasil para a maioria dos brasileiros residentes no país é uma realidade distante, seja pela renda média, falta de infraestrutura para o setor, dentre outros fatores.

        Um país como o nosso repleto de belezas naturais únicas, diversidade cultural exacerbada, culinária diversa, seja tão pouco conhecida pelo próprio brasileiro e com um nível de atividade baixo, podemos verificar na figura 13.1.

         Atualmente com uma possível recessão mundial, inflação em alta no mundo, guerra entre Rússia e Ucrânia podem afetar atividade do setor de turismo esse ano. Para os voos domésticos, o preço do querosene da aviação acumula alta de 64,3% apenas em 2022, O QAV representa um terço dos custos totais das companhias aéreas, esse aumento causa o efeito dominó em todo setor.

        Para viagens em veículos de passeio e ônibus, os valores da gasolina e óleo diesel também foram vilões para recuperação do setor até o momento em 2022, apesar da recém diminuição no preço dos combustíveis, o orçamento do brasileiro ficou mais apertado.

         Precisamos como sociedade transformar e saber explorar melhor o nosso Brasil, cobrar das autoridades competentes melhor organização e incentivos para o setor, pois conforme citado anteriormente, podemos ser uma grande potência no turismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cite as fontes de consulta utilizadas de acordo com a ABNT.

         https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/observatorio/anuario-estatistico/anuario-estatistico-de-turismo-2021-ano-base-2020/AnurioEstatsticodeTurismo2021AnoBase2020_2ED.pdf

        HTTPS://loja.ibge.gov.br/pnad-continua-turismo-2019.html t

          loja.ibge.gov.br/pnad-continua-turismo-2019.html

 https://

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (560.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com