TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Exercícios

Por:   •  9/8/2022  •  Seminário  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo das empresas é maximizar lucro. As normas jurídicas, entretanto, objetivando proteger a sociedade, delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a lei n 8137/90 e Lei n 8.884/94 tem essa finalidade? Explique porque.

Sim, A primeira delas visa a redução da corrupção no tocante às ordens tributárias, aonde controlam e incriminam as fraudes e falsificações

Sim, A lei 8884/94 traz uma perspectiva de lei antitruste. Ela criou as seguintes instituições visando o controle das formações de monopólios no país: SBDC (Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; SDE (Secretaria do Direito Econômico); SEAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico); CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica); As secretarias apresentem um cunho mais instrutivo, já o CADE tem a função de poder decisório, julgando processos de cooperação e união de empresas, com caráter preventivo, repressivo e educativo. Dessa forma ele controla as estruturas de mercado e coibir condutas anticoncorrenciais.

O que vem ser uma lei antitruste?

As leis antitruste prezam a concorrência de mercado, para que não ocorra os monopólios, que tem como consequência o aumento de preço e a decadência na produção para maximizar os lucros empresariais pela falta de concorrência. Foi estipulada nos Estados Unidos para a proibição de monopólios pela Lei Sherman, Lei Cayton Act, Lei Celler- Kefauver.

De que órgão é a competência para a execução da política monetária, de crédito, cambial e de comércio exterior?

UNIÃO.

Em sua opinião, o mercado de locação deveria ser totalmente livre, isto é sem nenhuma lei que o regulamenta? por que?

Não, porque a sociedade iria sofrer as consequências das soberbas atitudes dos fornecedores que sempre procuram lucrar, ou seja, procuram explorar as “brechas” na economia do país, principalmente quando a inflação está em alta. Dessa forma, o Estado deve intervir com políticas que regulamentem as obrigações dos produtores para o bem-estar populacional.

Que variáveis influenciam a demanda por um bem?

Preço e a quantidade demandada. Tendo também o preço dos outros bens, a renda do consumidor e as preferências e hábitos do indivíduo. Relação indiretamente proporcional.

Que diferença há entre a demanda e a quantidade demandada?

A demanda é a procura de um determinado produto por um determinado período de tempo relacionando possíveis preços, sendo ela toda a curva do gráfico. A quantidade demandada são os pontos específicos na curva da demanda que é o máximo que determinado produto pode ser fabricado e vendido dependendo do determinado preço certo e estipulado. A demanda são várias quantidades demandadas.

Conceitue a função oferta.

A quantidade que os produtores querem oferecer em determinado período de tempo.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com