TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Politica

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA[pic 1][pic 2]

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ECONOMIA POLÍTICA I

Lucas Gabriel Maciel Santos

Crato (CE)

2015

Escola Clássica Econômica.

O surgimento da economia como ciência foi um processo longo e que teve influência de pensadores que estavam de certa forma limitados a analisar o modo de vida de sua época. Podemos citar como alguns desses pensadores que contribuiriam para o desenvolvimento da economia com ciência: Adam Smith (1723 - 1790), Thomas Malthus (1766 - 1834), Jean Baptiste Say (1767 - 1832), David Ricardo (1772 - 1823), Jhon Stuart Mill (1806 - 1873).

Adam Smith é considerado com o Pai da Economia Política, o sua principal publicação foi o Livro “Riqueza das Nações” publicado em 1776, onde nesse livro Smith faz uma análise do capital industrial (Maquina Fatura) para explicar de onde vem de fato a riqueza das nações. Para Smith existiam apenas três tipos de classe: classe dos proprietários de terra, classe dos trabalhadores e a classe dos donos de capital e meios de produção, ao qual apenas o a união do trabalho destas três classes seriam capazes de gerar lucro gerando assim a riqueza das nações.

Smith dividia o trabalho como produtivo e improdutivo, o trabalho produtivo seria aquele capaz de gerar excedentes de produção como a agricultura, já o trabalho improdutivo é o que não seria capaz de gerar tal excedente como por exemplo o de um motorista, excedente esse que pode ser considerado como tudo aquilo que sobra após a remuneração dos fatores de produção.

A especialização do processo produtivo decorrente da divisão do trabalho e também foi uma teoria desenvolvida por Smith, segundo ele um trabalhador que participa de todos os processos da produção de um determinado bem, levaria mais tempos para produzi-lo do que vários trabalhadores em que cada um participa apenas de uma etapa do trabalho, o exemplo se dá na produção das grandes fabricas ao qual cada trabalhador cuida de uma determinada parte do processo, elevando assim a sua produção e especialização naquela área.

Thomas Malthus deu uma grande contribuição na área da demografia com a sua teoria para o controle do aumento populacional, seria essa conhecida como teoria malthusiana, por isso hoje ele é considerado o pai da demografia.

Para Malthus a fonte de todos os males que a sociedade vivia na época vinha do grande contingente populacional, segundo ele a população crescia em progressão geométrica em quanto a população em progressão aritmética o que implica dizer que a população crescia em maior número e de forma mais rápida do que a produção de alimentos o que gerava uma escassez de alimentos.

Para Malthus uma das formas de acabar com essa desigualdade seriam as guerras e as pestes, pois estes seriam capazes de diminuir em grandes quantidade a população de pessoas levando assim a um nível de igualdade entre a produção de alimentos e o número de habitantes de uma determinada região.

Ele também defendia que a partir do uso correto da razão a sociedade poderia chegar a uma divisão igualitária dos bens, para ele o homem deveria ser capaz de domar os seus instintos que seria o da reprodução (Sexo) porque tal ato levaria ao aumento populacional.

Jean Baptiste Say foi fortemente influenciado pelas ideias iluministas fundadas no liberalismo, individualismo e racionalismo, a sua principal contribuição no âmbito econômico e conhecida como a Lei de Say ou Lei de mercados de Say.

A lei de Say basicamente pregava que toda oferta geraria a sua própria demanda, essa lei foi um dos grandes pilares da economia ortodoxa, até a “grande depressão” no ano de 1929, quando passou a ser contestada por estudioso da época.

David Ricardo é considerado como um dos fundadores da escola clássica inglesa da economia política, ele desenvolveu algumas teorias como a dos rendimentos decrescentes, teoria do valor trabalho e a teoria das vantagens comparativas.

A teoria dos rendimentos decrescentes é uma crítica ao pensamento desenvolvido por Adam Smith que os rendimentos da terra seriam maiores ou proporcional ao fator de produção, Para David na agricultura as terras mais férteis seriam as primeiras a serem utilizadas gerando assim um grande excedente de produção, e as terras menos férteis seriam usadas depois que todas as terras férteis estivessem ocupadas, como a quantidade de excedente de produção gerado nas terras menos férteis são sempre menores que os valores dos excedentes gerados nas mais férteis, os rendimentos iriam cair com o tempo.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com