TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da agricultura no Brasil

Por:   •  2/2/2018  •  Monografia  •  9.021 Palavras (37 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 37

1.        INTRODUÇÃO        2

1.1        OBJETIVOS        3

2        A evolução da agricultura no Brasil        3

2.1        O processo de diversificação econômica        3

2.2        O impacto das políticas de industrialização na agricultura        7

3        As políticas agrícolas        11

3.1        A politica de crédito rural        11

3.2        O crédito rural na década de 90        13

3.3        O crédito rural a partir dos anos 2000        15

3.4        O resultado das politicas        17

4        O Futuro da Agricultura        19

4.1        A visão das instituições públicas no Brasil        19

4.2        A visão das principais instituições internacionais        23

4.3        Desafios para o Brasil        23

5        Conclusão        24

Bibliografia        24


  1. INTRODUÇÃO

O Brasil é importante mundialmente tanto para a segurança alimentar quanto para a sustentabilidade ambiental. É um dos três maiores produtores e exportadores de açúcar, café, suco de laranja, soja, carne, tabaco, etanol e frango. Tem uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, e um grande número de fazendeiros com grande capacidade empreendedora. Além disso, o Brasil oferece serviços ambientais ao mundo e tem grande disponibilidade de terra e água, contendo 13.5% das terras aráveis do mundo e 15.2% da oferta de água do mundo (WRI, 2008).

O Brasil também se destaca pelo desenvolvimento cientifico na agricultura tropical, cuja principal característica é a produção em solos ácidos e inférteis. Antes do sucesso do desenvolvimento da agricultura tropical no Brasil se acreditava que apenas em regiões temperadas se poderia garantir a segurança alimentar mundial. A maioria dos estudos realizados sobre o crescimento da agricultura e suas projeções para o futuro, como Vieira Filho (2011) e (), não analisam a dimensão ambiental.

Na revisão de literatura o trabalho mais importante para a confecção dessa monografia foi o artigo escrito por Pereira et.al (2002). Nesse estudo os autores realizaram uma revisão do desenvolvimento agrícola do Brasil entre 1970 e 2010 e esboçaram perspectivas para os próximos 20 anos do setor, com enfoque na sustentabilidade na produção de alimentos. Considera-se que esse seja o estudo mais recente sobre o tema de agricultura sustentável, de modo que esta monografia objetiva contribuir para a atualização dessa análise iniciada por Pereira et al (2002).  Mais de 6 anos e novos dados já se encontram disponíveis. Além disso, a constante avaliação das politicas e seus instrumentos é condição primordial para se alcançar o desenvolvimento econômico sustentável.

No Brasil existe uma enorme lacuna da análise dos resultados das politicas públicas. Grande parte da analise das politicas executadas no Brasil é realizada pelas universidades, principalmente no âmbito das monografias e teses. Por isso, reitera-se a importância desta monografia e sua proposta de atualização da análise das políticas agrícolas no contexto do desafio mundial de promover uma cadeia produtiva de alimentos sustentável. Essa importância também é reforçada pelos recentes acontecimentos da Usina Belo Monte.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Qual a posição atual da agricultura no Brasil no desafio mundial de criar uma cadeia produtiva de alimentos sustentável?

1.1.2    Objetivos Específicos

  • Analisar a evolução da agricultura no Brasil
  • Descrever as principais políticas de apoio e analisar seu impacto ambiental
  • Identificar os principais gargalos ambientais e desafios para o futuro

  1. A evolução da agricultura no Brasil

  1. O processo de diversificação econômica

Desde os primeiros empreendimentos coloniais nos idos do século dezesseis, o setor agrícola sempre foi muito importante para o desenvolvimento do Brasil (Baer, 2008 apud Pereira et.al, 2012). Até 1930, a economia brasileira era fortemente baseada em produtos agrícolas que eram exportados para mercados estrangeiros. Apenas duas classes de produtos (café e algumas commodities como borracha, cacau e algodão) gerava mais de 55% do total das exportações até 1960 (Thorp, 1998). A baixa diversidade dessa estratégia de crescimento focada no mercado externo gerou um ambiente de extrema volatilidade da economia brasileira e também vulnerabilidade ao cenário externo (CITE).

Ao longo dos anos, a economia brasileira passou por um profundo processo de diversificação econômica, entretanto as commodities agrícolas e minerais continuam sendo o carro chefe. Nas figuras abaixo é mostrado o processo de diversificação econômica entre 1962 e 2013, baseado em dados de exportação. A figura 1 mostra os 11 principais produtos[1] (SITC4) da pauta de exportações brasileiras, que em 1962 somavam 84% de todas as exportações. Apenas o café correspondia a 49% do total de exportação do Brasil. Os demais produtos relevantes eram todos advindos da agricultura ou dos recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.4 Kb)   pdf (706.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com