TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura: Cana de açúcar no Brasil

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO

ALUNO: Alex Soares de Barbuda.

  1. Tecer comentários sobre a principal problemática enfocada nos vídeos.

Os vídeos apresentados retratam a realidade de grande parte do nosso pais, ao qual milhares de trabalhadores são submetidos a condições degradantes nas relações e condições de trabalho, especialmente no que concerne ao cultivo da cana de açúcar.

O primeiro vídeo apresentado, “Agricultura: cana de açúcar no Brasil”, trata-se de uma vídeo aula que remonta o contexto da produção da cana de açúcar em nosso pais, apontando que os primeiros cultivos iniciaram-se no século XVI na região do Nordeste de nosso território.

Explica o ilustre professor que em 1970, a cana de açúcar teve grande ênfase em nossa economia, utilizando-se da mão de obra do “boia fria”,  e que  atualmente a maior parte da produção é concentrada no Estado de São Paulo, sendo os trabalhadores em sua maioria imigrantes.

Chama-se atenção que atualmente a forma da execução do trabalho vem se alterando, especialmente no que concerne à utilização cada vez maior das máquinas no campo, o que leva a necessidade de reciclagem desses trabalhadores frente às novas tecnologias.

Já o segundo vídeo nos mostra a infeliz realidade que os trabalhadores do campo são submetidos, com salários baixinhos e péssimas condições de trabalho, sendo que a grande maioria acaba ficando afastado de sua família, o que causa imensos transtornos a dignidade da pessoa humana.

Percebe-se pelos vídeos apresentados, em que pese o avanço da tecnologia no campo, ainda é necessária a implementação de políticas públicas voltadas para formação dos trabalhadores, e, em  especial o aumento da  fiscalização em relação a forma de trabalho ao qual são submetidas essas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com