TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRANDE INDUSTRIA E A FORMA DE ACUMULAÇÃO CAPITALISTA

Por:   •  5/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

A GRANDE INDÚSTRIA E A FORMA DE ACUMULAÇÃO CAPITALISTA

        A formação do capitalismo completa-se com o surgimento da população mecanizada, organizada como grande indústria, esse é o movimento que constitui o momento final desse processo, porque a partir de sua implantação, estão garantidos a generalização do trabalho assalariado e o pleno domínio do capital. O período manufatureiro é momento necessário ao surgimento da grande indústria mecanizada, porque foi nessa faze que se criou o exercito de proletariados e que se centralizou o capital dinheiro para transforma-se em capital industrial. O ponto de partida é constituído pela transformação da ferramenta em maquina-ferramenta, pois a maquina torna- se ferramenta manipulada pelo trabalhador e esse é reduzido a vigiar e servir como força motriz. Abre-se então a possibilidade de uso de outras fontes de força motriz, como água, o ar e o vapor. A utilização de vapor permite o surgimento de cooperação de maquinas semelhantes ao de sistema de maquinaria, essas maquinas executam todas as mesmas operações e baseiam-se na divisão do trabalho.

A produção mecanizada passa a destruir o artesanato, a indústria domestica e a manufatura nos ramos em que vai sendo introduzida. A partir da multiplicação do uso de maquinas as bases técnicas da produção manufatureira vão tomando limitação, ao expandir-se, exige oferta no mercado de crescente volume de maquinas e baixos preços. Assim surge a implantação fabril de maquinas.

Ao retirar das mãos dos trabalhadores as ferramentas, torna-se supérfluo os trabalhos especializados sem necessidade de trabalhadores hábeis e treinados, a força motriz mecânica torna desnecessária a força física humana, a distribuição do trabalho passa a ser regulada pela utilização de diferentes maquinas, e o papel do operário passa a ser limitada a vigiar e corrigir o funcionamento das maquinas, assim a fabrica desqualifica o trabalhador e incorpora mulheres e crianças ao mercado de trabalho. As maquinas agora são responsáveis pelo ritmo do processo de trabalho e pela qualidade do produto, as maquinas que comandam o processo de produção.

Cada capitalista individual tende sempre a reduzir o valor de suas mercadorias, aumentando a produtividade do trabalho de sua fabrica, a implantação de técnicas na produção de meios de produção e de meios de consumo diminui o valor dos meios de subsistência do trabalhador e do valor da força de trabalho aumentando a mais-valia produzida. A máquina permite constante aumento da força produtiva do trabalho, constante substituição do trabalho vivo pelo trabalho objetivado. O objetivo da produção capitalista é sempre máxima valorização do capital. A extração da socialização do trabalho e da produção aparece como produto do capital que se apropria do produto social. O exercito de proletariados, composto por produtores expulsos do campo e das atividades artesanais e manufatureiras vai se formando e surge uma classe operaria homogênea e um mercado de trabalho unificado.

A relação em valor entre o capital constante e o variável tende a crescer, não na mesma proporção, mais o volume dos meios de produção se eleva mais rapidamente que seu valor. Isso implica dizer que o D’ da economia tende a crescer mais rapidamente que o D”, isso porque o setor produtor de meios de produção acumula capital mais rapidamente que o setor produtor de meios de consumo. Indicando que o mercado dos meios de produção expande-se mais rapidamente que o mercado de meios de consumo.

Os capitalistas para conseguir a máxima valorização pressionados pela concorrência intercapitalista, vão revolucionar as técnicas para tornar cada vez mais redundante o trabalho direto empregado na produção. A composição orgânica do capital implica que a uma determinada taxa de salário, o volume de emprego cresce em proporção ao aumento do capital variável. A acumulação de capitais cresce a taxa superior a do aumento do emprego industrial, o emprego vai crescer a taxas absolutas quanto o trabalho direto é reduzido em termos relativos. Em outros termos, o próprio movimento de acumulação vai produzir uma superpopulação de acordo com as suas necessidades. É esse mercado de trabalho favorável ao capital que regula as variações dos salários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com