TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TAXA DE JUROS NO MERCADO FINANCEIRO

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FG-UNIFG

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Discentes: Hiana Stéfane Pereira Xavier; Marcela Fernandes da Rocha

Docente: Gracilene Mendes                       Disciplina: Engenharia Econômica

Data: 28/08/19

A IMPORTÂNCIA DA TAXA DE JUROS NO MERCADO FINANCEIRO

A taxa de juros, também chamada de taxa de crescimento do capital, pode ser definida como o preço do uso do dinheiro em determinado período de tempo, e é utilizada como instrumento para manter o controle da inflação de forma a estimular a economia e atrair capital. Dessa forma, toda tomada de decisão econômica, desde consumos básicos pessoais até decisões de investimento que refletem na economia de um país, está diretamente interligada às taxas de juros.

Na maioria dos países, uma taxa de juros média  ajustada dos financiamentos diários é definida a cada 40 dias, no Brasil, por exemplo, essa taxa é imposta pela Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) e serve de base para o juros de mercado.

O Brasil é um dos países que possuem as maiores taxas de juros do mundo. Em agosto de 2004, as taxas anuais no país alcançaram um patamar de 40 a 50%, enquanto no setor europeu, no mesmo período, as taxas de juros ficaram em torno de 4 a 8%.

No entanto, neste momento, o Brasil vem demostrando redução das taxas de juros. Neste mês de agosto, por exemplo, a taxa Selic apresentou o menor índice das últimas 3 décadas, reduzindo de 6,5 para 6% ao ano.

Com a queda da taxa de juros da Selic cria-se boas expectativas para a economia, uma vez que, essa redução melhora as condições de financiamento, gera oportunidades de crédito, estimula o consumo, fazendo com que aumente a movimentação financeira que reflete diretamente na geração de emprego e renda para o país.

Por outro lado, com a redução dos juros, diminuem também a rentabilidade da poupança, o que não é interessante para que tem dinheiro investido, uma vez que a renda deste será menor. Com isso, se faz necessário que os investidores recorram a investimentos de maiores riscos para conseguirem melhores retornos financeiros.

Outro fator que está relacionado com a taxa de juros de um país é a economia mundial. Com grandes tensões entre as dua maiores potências econômicas, China e Estados Unidos, a atividade econômica global vem sendo abalada. Essa guerra econômica pode levar a uma escalada de tarifas e o aumento dos custos de exportação, gerando um ciclo de diminuição de comércio.

A perspectiva para o Brasil em vista desde conflito entre China e Estados Unidos é que aumente as taxas de juros da matéria prima, principalmente do aço, bem como, dos derivados desse produto. Com o crescimento do preço no mercado nacional, gera-se diminuição das vendas que pode refletir em desemprego, isto ocorre porque as cadeias de produção e de consumo estão interligadas entre si.

        Com base nos argumentos apresentados, quanto maior  a taxa, mais cara é o preço do dinheiro, o que deixa a economia menos aquecida, porém resulta em menos inflação; se os juros diminuem o crédito fica mais barato, porém, a rentabilidade também é menor. Em virtude disso, é importante para a economia como um todo que as taxas de juros mantenham-se em equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com