TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Intermediação Financeira

Por:   •  11/5/2017  •  Resenha  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual do Ceará- UECE

Mercado Financeiro

Lorenna Freitas Vasconcelos, matrícula: 1317450              

Stephanny Maria Sousa Rodrigues, matrícula: 1317770

Intermediação Financeira

O processo de intermediação financeira, desenvolvido pelas instituições financeiras tem como principal objetivo estabelecer a relação dos agentes superavitários que são os poupadores de recursos com os agentes deficitários ou tomadores de recursos. Os agentes superavitários podem ser pessoas, empresas, entidades que possuem capital excedente e tem como objetivo o investimento para um maior retorno no futuro, esse investimento pode ser feito através de depósitos ou aplicações, por exemplo: depósitos a vista, depósito a prazo, poupança, já os agentes deficitários são pessoas, entidades e/ou empresas que não possuem capital suficiente e necessitam a curto prazo. Esse capital pode ser adquirido por meio de empréstimos, financiamentos, títulos descontados, leasing, entre outros. Um dos papéis das instituições financeiras é o repasse de capital dos agentes superavitários para os agentes deficitários, essa transação mais conhecida como intermediação financeira direta pode ser exercida por várias instituições, por exemplo: Bancos Comerciais que são  instituições privadas ou públicas que tem como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral, os Bancos de Investimentos que são as instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros, devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão: "Banco de Investimento", as Caixas Econômicas que é uma instituição assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depósitos à vista, realizar operações ativas e efetuar prestação de serviços, entre outras instituições. No entanto essa captação e repasse de recursos tem uma taxa, mais conhecida como Spread Bancário que é o valor da diferença da taxa de juros que o banco paga ao captar dinheiro e o quanto ele cobra ao emprestá-lo. Em resumo, ele é composto pela margem líquida ou receita, que é o lucro do banco, custo do risco que são as provisões contra calotes, cunha fiscal que são os impostos e o compulsório, tanto a prazo quanto à vista, custos administrativos e o custo de captação, que é o quanto vale o dinheiro para o banco tendo como referência a taxa Selic definida como a taxa básica de juros da economia brasileira, utilizada no mercado interbancário, mercado organizado entre bancos, para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais.

REFERÊNCIAS

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 13 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

https://www.bcb.gov.br

https://www.portaleducacao.com.br

Sistema Financeiro Nacional

Estruturada e regulamentada pela Lei da Correção Monetária nº 4.357/64, Lei do Plano Nacional da Habitação nº 4.380/64, Lei da Reforma do Sistema Financeiro Nacional nº 4.595/64, Lei do Mercado de Capitais nº 4.728/65, Lei da CVM nº 6.385/76, Lei das S.A nº 6.404/76, Nova Lei das S.A nº 10.303/01 (Decreto 3.995 e MP 8, todos de 31/10/2002) e Resolução CMN 3.040 de 28/11/2002 e seu regulamento anexo. O Sistema Financeiro Nacional é composto por um conjunto de instituições financeiras públicas e privadas, onde por meio desse sistema se tem uma relação entre os agentes carentes de recurso(consumo maior que a renda) e os agentes capazes de gerar poupança (renda maior que o consumo) quando existe a necessidade de transferir recursos dos agentes econômicos superavitários para os deficitários.

Dentro do Sistema Financeiro Nacional existem dois subsistemas que o estruturam, o normativo e o de intermediação financeira (operativo).

O subsistema normativo fica responsável pelas diretrizes, fiscalizações e regulamentação das atividades, por meio do Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e suas instituições especiais, Banco do Brasil (BB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal (CEF).

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é autoridade monetária e é o órgão normativo máximo. Sua responsabilidade é a fixação das diretrizes das políticas monetária, creditícia e cambial do País.

O Banco Central do Brasil (Bacen) é autoridade monetária e é o órgão executivo central fiscalizador do Sistema Financeiro Nacional. Assim, tendo a responsabilidade de cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema e as normas do CMN.

A Comissão de Valores Mobiliários (CBM) é órgão normativo do sistema financeiro, mas com uma finalidade específica de fiscalização e disciplina do mercado de valores mobiliários que são formados por ações e debêntures e outros títulos emitidos pelas empresas de sociedade anônima. Assim sua missão é manter a eficiência nas operações dos mercados acionários protegendo os seus investidores. Em 21/12/06, através da resolução 3.427, foi estabelecido o sistema no formato do mercado inglês que tinha a finalidade de fazer com que a autarquia se organizasse de tal forma que houvesse priorização tanto na área de regulação como na área de fiscalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com