TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurociencia

Por:   •  19/6/2021  •  Resenha  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

O Jogo do Ultimato: Uma narrativa sobre a experiência em ambiente de trabalho militar.

Israel Santos Martins.

Aluno do Curso de Neurociência e Psicologia Aplicada

Resumo

        O presente estudo tem por objetivo explorar o processo decisório frente às propostas do Jogo do Ultimato em ambiente de trabalho militar. Para isto, a condução deste experimento contou com a participação de três militares, com rendas diferentes, cujos resultados mostraram que os indivíduos por serem inseridos na cultura do espírito de corpo, não adotaram a postura pura de autointeresse, mas consideram a visão do parceiro, de modo que todos lucrassem.

Palavras-chave: processo decisório, Jogo do Ultimato, militar.

Abstract

        This paper analyzes the exploration of the decision-making process facing the proposals of the Ultimatum Game in a military work environment. For this, the conduct of this experiment had the participation of three soldiers, with different incomes, whose results showed that the individuals, because they are embedded in the esprit of corps culture, did not adopt the pure posture of self-interest, but consider the partner's vision, so that everyone profited.

Keywords:  decision-making process, Ultimatum Game, military.

Introdução

Caracterizado como um instrumento estandardizado de investigação laboratorial (Eckel, Wilson, & Johnson, 2002), o JU permite estudar o comportamento apresentado pelos jogadores na tomada de decisão, ao nível dos processos de negociação (Güth, 1995). Segundo Güth et al. (1982) o JU, quando realizado com poucos jogadores e em experiências pequenas, pode ser bastante útil no estudo da antecipação do comportamento dos jogadores (p. 369). De uma forma bastante breve, podemos descrever o Jogo do ultimato da seguinte forma: dois ou mais jogadores em interação – um jogador designado por proponente 1 (proposer) e outro de respondente (responder) e dois ou mais estádios de decisão. Ao proponente é dado um determinado montante (em dinheiro) e solicitado que o divida, da forma como entender, por si e por outro jogador, a quem caberá decidir se aceita ou rejeita a proposta realizada. As regras são do conhecimento dos jogadores: se o respondente aceitar a divisão, os jogadores ganham os valores propostos; se o respondente rejeitar a oferta, ganham zero (Güth &van Damme, 1998, p. 227).

Objetivo

        O Objetivo deste experimento pautou-se na verificação do comportamento geral dos indivíduos frente a propostas consideradas injustas ou desiguais.

  1. Hipótese

As decisões que adotamos sofrem influência do meio em que estamos inseridos, das nossas interações sociais e de nossas idiossincrasias.

  1. Método

        A metodologia utilizada foi permeada pela execução do Jogo do Ultimato, ao que foi executado em três pessoas escolhidas aleatoriamente, seguindo o roteiro abaixo:

  • O aplicador do Jogo possuía R$100,00 para serem divididos entre o Jogador n°1 e o Jogador n°2;
  • O aplicador então se volta ao Jogador n°1 e salienta que ele pode propor uma oferta de divisão ao Jogador n°2, da forma como quiser. Então aceitando o Jogador n°2, ambos ficavam com o dinheiro;
  • Entretanto, se o Jogador n° 2 não aceitar, ninguém recebe, retornando então o dinheiro para o aplicador.
  • Ao término da negociação, discutiu-se a decisão tomada pelos voluntários         envolvidos

Para este experimento foram escolhidas três pessoas do sexo masculino para serem os Jogadores, a saber:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com