TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA MATEMATICA

Por:   •  8/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

O cálculo diferencial e integral é a mais poderosa ferramenta matemática da atualidade. Sua descoberta tem contribuído para a evolução de diversas outras ciências. Porém, para chegar a essa descoberta, a humanidade estuda o assunto há séculos, buscando respostas para problemas de áreas e tangentes, e atualmente, com a contribuição de diversos pensadores, percebe-se que a aplicação do cálculo é muito maior do que inicialmente imaginado. Os primeiros registros datam de 1.800 a.C., e desde a antiguidade, grandes nomes, como Arquimedes, Kepler e Fermat, deram sua contribuição ao estudo, até que no século XVII, Newton e Leibniz chegaram, independentemente, a fórmulas para utilizar o cálculo de maneira funcional.

Eves (2004) coloca que os primeiros problemas da história do cálculo estavam relacionados ao cálculo de áreas, volumes e comprimentos de arcos. O primeiro registro que se tem do que parece ser uma estimativa primitiva da área de uma superfície curva, é o Papiro Egípcio de Moscou (ou Golonischev), escrito aproximadamente em 1890 a.C., onde o escriba pede a área da superfície de um cesto. Paralelo a isso, AL-KHWARIZMI, matemático persa criava as bases teóricas da álgebra moderna e Eudoxo media o ano solar como tendo 365 dias e propunha um modelo planetário. Na física, Aristóteles buscava entender como os objetos caiam em direção a terra, na geometria Antifon iniciava os estudos sobre a diferença entre áreas e a aritmética era criada por Diofanto de Alexandria.

Seguindo com a história sobre o cálculo é possível referenciar o matemático grego Arquimedes que desenvolveu o método da exaustão para calcular a área de regiões limitadas por parábolas, espirais e várias outras curvas. Com isso, Johann Kepler utilizou esse processo de integração para calcular as áreas envolvidas na sua segunda lei do movimento planetário, e também para calcular os volumes de que se ocupou em seu tratado sobre a capacidade dos barris de vinho. Kepler tinha pouca paciência com o extremo rigor do método da exaustão, porém, apesar das objeções levantadas sobre seu trabalho do ponto de vista do rigor matemático, conseguiu resultados corretos, e de maneira bem simples, e seus métodos são utilizados até hoje

por físicos e engenheiros para armar problemas. Entretanto, apenas por volta do início do século XVII as idéias de Arquimedes tiveram novos desdobramentos na Europa Ocidental. O engenheiro belga Stevin usou um método semelhante ao de Arquimedes em suas atividades na área da hidrostática, a lei de Stevin está relacionada com verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos.

Continuando com o problema das áreas o matemático italiano Boaventura Cavalieri (1598–1647) publicou, em 1635, um dos livros mais influentes do início do período moderno: Geometria indivisibilibus continuorum, onde afirma que “... uma área pode ser pensada como sendo formada de segmentos ou “indivisíveis” e que volume pode ser considerado como composto de áreas que são volumes indivisíveis ou quase atômicos. Foi o mesmo tipo de raciocínio que Arquimedes usou em “o método”, obra onde descreveu a forma que utilizava para deduzir suas descobertas, e que na época estava perdida, ou seja, não era de conhecimento de Cavalieri. Também muito importante no desenvolvimento do cálculo integral, foi o matemático inglês John Wallis (1616–1703) que fez uso sistemático das séries em análise, foi o primeiro a considerar as cônicas como curvas de segundo grau, ao invés de considerá-las como secções de um cone, e também explicou de maneira razoavelmente satisfatória o significado dos expoentes zero, negativos e fracionários, e introduziu o atual símbolo do infinito, entre outras importantes contribuições à matemática e muitas publicações em diversas áreas da física.

O método diferencial se originou de problemas relativos ao traçado de tangentes a curvas e de questões que buscavam determinar máximos e mínimos de funções. O alemão Johannes Kepler (1571– 1630) já tinha observado que os incrementos de uma função tornam-se infinitesimais nas proximidades de um ponto de máximo ou de mínimo comum. Porém foi o matemático francês Pierre de Fermat (1601–1665) quem primeiramente manifestou com clareza o método diferencial. Considerando a idéia de Kepler, Fermat estabeleceu um procedimento para determinar os pontos de máximo ou de mínimo. Esse método é conhecido como método de Fermat.

No século XVII, os matemáticos costumavam utilizar limites para calcular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com