TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa Para Obtenção do Título de Doutora em Ensino de Ciências e Matemática

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto de Pesquisa para obtenção do Título de Doutora em Ensino de Ciências e Matemática

Pesquisadora: Bióloga Citologista, Professora Mestre em Ensino de Ciências Fabiana Aparecida Vilaça

Tema: Novas Metodologias para o Ensino de Citopatologia

Atividade 1:  Questões sobre o artigo : “História prévia de realização de teste de Papanicolaou e câncer do colo do útero: estudo caso-controle na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil”

1-) A leitura do artigo contribuiu para elucidar o seu conhecimento sobre a colpocitologia oncótica?  Justifique a sua resposta.

Sim, mostrando pontos lúcidos dos quais podemos citar como é importante o exame para diminuir o câncer no colo do útero como a analise estatísticas e resultados, sendo por base de investigação podendo diminuir os casos quase em 90% na incidência da doença.

2-) De acordo com o texto, descreva a importância da realização do exame de colpocitologia oncótica para a prevenção do câncer de colo uterino.

O teste de Papanicolaou está na maior parte do mundo como ferramenta primordial, para o rastreamento de massas das lesões cervicais, mesmo com outras tecnologias disponíveis. Sendo que são mais 50 anos utilizando os testes de papanicolaou.

3-)  O artigo traz um erro técnico referente a realização do exame de prevenção do câncer de colo uterino. Você saberia descrever qual é?

Observando o padrão de acesso, o estudo mostrou que as participantes tinham história recente (dentro dos últimos 36 meses) de até cinco exames, circunstâncias que estão sinalizando para a distribuição irregular de exames 29, para a sobrecarga do sistema 30 e para o consumo desnecessário de recursos 31. Também, chamou a atenção o fato de que a proporção de casos que fizeram um ou dois exames foi maior que a dos controles no período referido. Tais achados podem ter relação com as necessidades percebidas pelo profissional de saúde ou pela paciente. De um lado, existe a possibilidade de o profissional solicitar o exame com finalidade diagnóstica, embora ele seja eminentemente de rastreio 29. Por outro lado, diante da necessidade, também é a paciente que, por razões pessoais, toma a decisão de buscar o cuidado a fim de fazer uso de algum recurso 32. Às vezes, o exame é repetido para confirmar um resultado que foi, em princípio, questionado. Porém, são as queixas ginecológicas que frequentemente motivam a busca pelo exame 29. O último parece ser um comportamento característico do grupo de maior risco de desenvolver a doença. No presente estudo, também foi encontrada uma grande diferença entre casos e controles que tomaram o último exame de modo rotineiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com