TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa de Matemática

Por:   •  14/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.550 Palavras (15 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

SILVANIRA PEREIRA DA CRUZ

PROJETO DE ENSINO

O USO DO LÚDICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA.

[pic 2]

XIQUE XIQUE/BA

2016

SILVANIRA PEREIRA DA CRUZ

PROJETO DE ENSINO

O USO DO LÚDICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA.

Projeto de Ensino apresentado ao curso de LICENCIATURA EM MATEMÁTICA  7º semestre, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Prof:.

XIQUE XIQUE/BA

2016

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------01

2 – JUSTIFICATIVA----------------------------------------------------------------------------03

3 - REFERENCIAL TEÓRICO---------------------------------------------------------------03

3.1. RELAÇÃO ENTRE OS JOGOS E A EDUCAÇÃO. ----------------------------------05

4 – SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA-----------------------08

5- OBJETIVOS----------------------------------------------------------------------------------08

5.1-OBJETIVO GERAL-----------------------------------------------------------------------08

5.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS---------------------------------------------------------09

6- PROBLEMATIZAÇÃO---------------------------------------------------------------------10

7 – O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------11

8- TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO------------------------------------12

9- RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS----------------------------------------------12

10- AVALIAÇÃO--------------------------------------------------------------------------------13

11 – REFERENCIAS--------------------------------------------------------------------------14

1-INTRODUÇÃO

Ao longo da história humana o ensino da Matemática esteve por muito tempo, vinculado a simples memorização de regras e fórmulas. Dessa maneira, seu estudo, muitas vezes considerado, desmotivador e não apreciado pelos estudantes. No entanto, admite-se da importância da Matemática para a vida dos seres humanos.

A falta de interesse dos alunos pela Matemática é uma reclamação constante entre os professores. Para eles, as aulas de Matemática não passam de meras transmissões de fórmulas, definições, conceitos e resultados que não têm o menor significado. O foco do processo de aprendizagem é o aluno e para que esta aprendizagem aconteça é preciso despertar o seu interesse. Nesse sentido aguçar o interesse pelo conhecimento ganhou posição de destaque e o professor passou a ser aquele que gera situações para que se estimule este conhecimento.

Dessa forma com um ensino focado no aluno, o jogo pode desempenhar um importante papel no processo ensino aprendizagem. O gosto pela atividade lúdica é inerente ao ser humano e por ele passam grande parte dos contatos sociais que a criança estabelece ao longo de sua vida. Assim, o professor deve procurar organizar seu curso tornando-se orientador ou facilitador da aprendizagem, deve ver o aluno como o centro da aprendizagem e deve organizar atividades em pequenos grupos, com rico material didático e em ambiente estimulante que permita a realização de jogos e experimentos ou o contato com materiais manipulativos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam uma visão de integração do aluno como agente do processo de aprendizagem, através de situações em que o aluno vivencie de forma prática o que está sendo ensinado e de modo que tudo isso possa contribuir para sua inserção no meio social. Neste contexto, o jogo se torna um instrumento capaz de concretizar esse pensamento a partir do momento em que trabalha a questão da interdisciplinaridade e da socialização dos conteúdos específicos de cada disciplina. Os jogos matemáticos ainda constituem um campo amplo para a investigação, visto que, ainda não é rotina o seu uso nas escolas. Moura, reafirma a importância dos jogos, quando diz que, a análise desta tendência, ainda pouco difundida e aceita, é relevante para que possamos assumir conscientemente nosso papel de educadores. Para ele, [pic 3]

“o jogo aparece deste modo, dentro de um amplo cenário que procura apresentar a educação, em particular a educação matemática, em bases cada vez mais científicas”. (Moura, 1997, p.76).

Dessa forma, é preciso buscar novas formas, para que o educando tenha a oportunidade de compreender a Matemática como elemento indispensável em suas vidas e vivenciá-la de forma prazerosa e significativa para tal, encontra-se o lúdico como um excelente recurso utilizado como facilitador de aprendizagem. Desde muito cedo, a ludicidade é de fundamental importância na vida da criança, pois, quando brinca, a criança explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, construindo, desse modo, a compreensão da realidade na qual está inserida. 

[pic 4]

2 – JUSTIFICATIVA

O interesse em pesquisar A Importância da Ludicidade no Ensino da Matemática, surgiu a partir do momento que se questiona: O que acontece com as crianças que chegam à escola tão entusiasmadas com a matemática? Por que as crianças na sua maioria tem dificuldade em aprender matemática? Por que com o passar do tempo o percentual de pessoas que admitem não gostar da disciplina ou possuir dificuldades com a mesma cresce? Qual o motivo pelo qual muitos professores dissocia a matemática do lúdico no seu cotidiano?

Em um breve contato com crianças onde se trabalha o lúdico percebe-se os olhinhos das crianças o brilhando quando lhes eram apresentadas músicas que exploravam contagem, quando lhes era proposto brincadeiras como: quebra-cabeça, jogo da memória, sequência de historinhas em quadrinhos, seleção de objetos, etc. Todas as atividades propostas visavam um único objetivo que era o desenvolvimento pleno da criança. No Ensino Fundamental nota-se o desencanto que as crianças demostram pela disciplina, mesmo quando lhes são apresentadas propostas lúdicas a fim de facilitar a compreensão do conteúdo, estes necessitavam de orientação para que compreendessem a dinâmica e o objetivo da atividade propostas. Crianças que não estão habituadas a raciocinar e que o raciocínio lógico matemático deixava muito a desejar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com