TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA MONETÁRIA.

Por:   •  16/10/2015  •  Ensaio  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICA MONETÁRIA.

È a forma que o governo usa para manter a inflaçao sobre controle. O governo Por meio de alguns instrumentos financeiros mantém sua situação econômica favorável de acordo com o momento que está enfrentando.

Cabe ao Banco Central o monopólio da emissão de papel-moeda no país ,a disponibilidade de moeda em circulação pode elevar a renda e estimular o consumo, e  no entanto, se esta quantidade for excessiva, haverá inflação, o que corresponde à perda de valor da moeda. Ao restringir a emissão de papel-moeda, o governo tem a intenção de combater a inflação por outro lado, se ele quiser estimular a demanda agregada , poderá aumentar a emissão. Cabe ao Banco Central um ajuste fino na quantidade de moeda em circulação, caso ele queira evitar a inflação e para que isso aconteça o governo restringe a emissão de papel-moeda.

Outra opção do Banco Central para direcionar o mercado é atuar sobre a Taxa de redesconto, que representa empréstimos que o Banco Central pode fazer aos bancos comerciais. Quando a taxa praticada é baixa e o prazo é longo, os bancos podem se expor a riscos maiores, aumentando os empréstimos e, por conseguinte, a quantidade de dinheiro em circulação. Sendo a taxa alta e o prazo curto, os bancos precisam de riscos menores, diminuindo os empréstimos, logo, a quantidade de moeda em circulação.

A taxa de juros brasileira, que exerce grandes efeitos sobre a poupança, influenciando a remuneração do capital, e sobre os investimentos, influenciando o custo do capital, é um dos principais instrumentos utilizado pelo Banco Central para tirar ou colocar moeda na economia. Adotando-se uma política monetária restritiva, a elevação da taxa diminuirá a quantidade de dinheiro em circulação, estimulando a poupança e elevando os custos dos investimentos. Contudo, para estimular o consumo e os investimentos, as taxas de juros devem ser mais baixas.

Através de Operações de Open Market (Mercado Aberto da compra e da venda de títulos públicos) , o Banco Central também influencia de maneira direta na circulação monetária do país  comprando títulos, a instituição coloca mais moeda na economia, pois entrega dinheiro em troca desses papéis. Todavia, vendendo títulos, o Banco retira dinheiro do mercado, ofertando papéis e tirando moeda de circulação. Ainda com o objetivo de exercer o controle monetário, o Banco Central dispõem dos Depósitos Compulsórios que  Representam uma parcela dos depósitos à vista que os bancos comerciais devem colocar à disposição do Banco Central,ou seja, parte de todos depósitos que são efetuados à vista pela população junto aos bancos comerciais vão para o Banco Central.O Banco Central fixa esta taxa de recolhimento esta taxa é variável, de acordo com os interesses do Governo em acelerar ou não a economia Isso tem por finalidade aumentar ou diminuir a circulação de moeda no País quando o governo precisa diminuir a circulação de moedas no país, o Banco Central aumenta a taxa do compulsório, pois desta forma os bancos comerciais terão menos crédito disponível para população, portanto, a economia acaba encolhendo, ocorre o inverso quando o Governo precisa aumentar a circulação de moedas no país ,esse instrumento traz certa segurança ao sistema bancário, pois evita que os bancos emprestem volumes excessivamente elevados de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com