TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Macroeconomia

Por:   •  12/11/2020  •  Exam  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

1) Suponha que um governo hipotético tenha elevado o nível de gastos e o Banco Central, por sua vez, optou por uma política monetária expansionista. Qual o efeito sobre o produto e a taxa de juros? E se o Banco Central controlasse a taxa de juros, mantendo-a constante? O resultado mudaria (explique sua resposta) (2,0 pontos)

O governo aumentaria a oferta por moeda ao país e diminuiria as taxas de juros com o objetivo de fazer crescer a economia e expandir o consumo, quando isso é feito, a demanda por bens e serviços aumentam e com as taxas de juros mais baixas, as empresas vão contrair mais empréstimos para atender a procura. Se a oferta não é toda atendida, ocorre um aumento dos preços, ou seja, aumento da inflação. Se a taxa de juros fosse controlada pelo Banco Central mantendo-a constante haveria uma redução exôgena dos investimentos autônomo, provacaria uma redução na demanda agregada e, consequentemente uma redução no produto, e, sim, o resultado mudaria.  

2) Senda a demanda de moeda dada por M = P(Y - 0,2i) e a demanda agregada dada por C + I, em que C = 10 + 0,75Y e I = 15 – 0,25i, represente e/ou responda: (2,5 pontos)

a) As equações da IS e LM, assim como as relações causais entre Y e i descritas nestas equações.

Relação IS – Equilíbrio no Mercado de Bens:

Y= C + I

Y= (10 + 0,75Y) + (15-0,25i)

Y= 25 + 0,75Y – 0,25i

i = (25/0,25) – (0,25/0,25)Y → i = 100 – Y

A inclinação da IS é –1

Relação LM – Equilíbrio no Mercado Financeiro:

 M = P(Y – 0,2i)

(M/P) = (Y – 0,2i) → i = –5(M/P) + 5Y

A inclinação da LM é 5

 b) Qual a soma das inclinações das curvas IS e LM (juro no eixo vertical e renda no eixo horizontal).

R: a soma das inclinações das curvas IS e LM é (–1 + 5) = 4.

3. Utilizando os modelos IS-LM e AO-DA e o conceito de neutralidade, considere os efeitos de política econômica sobre a economia no curto e no médio prazo quando há: (2,5 pontos)

 a) Um aumento na taxa de redesconto.

 b) Um aumento do salário mínimo.

c) Explique as diferenças entre as duas medidas de política econômica no curto e no médio (longo) prazo.

 Obs.: Considere que, inicialmente, a economia encontra-se no nível natural de produto

4) Suponha que haja um declínio na confiança do empresário, de modo que a demanda por investimento caia para qualquer valor da taxa de juros, responda: (3,0 pontos)

a) No diagrama AO-DA, o que acontece com o produto, a taxa de desemprego e o nível de preços no curto prazo e no médio prazo?

R: A curva DA muda para a esquerda no curto prazo, a produção e o nível de preços caem no curto prazo. No médio prazo o nível e preço esperado cai e o AO muda, retornando a economia ao nível natural original de produção, mas a um nível de preço mais baixo. A taxa de desemprego sobe no curto prazo, mas retorna ao nível original a taxa natural, que se mantem no inalterada médio prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com