TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Mercantilismo

Por:   •  6/3/2023  •  Exam  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
Ciências Econômicas – História da Economia
Orientadora: Ana Cristina Nogueira Maia
Aluno: Robert Gustavo de Oliveira Diogenes

3. Explique os problemas estruturais provenientes da crise de 1929 e seus prolongamentos nos anos trinta.

        Durante a crise dos anos de 1920–1930 tivemos graves problemas estruturais, e agora eu vou explicar alguns desses problemas apontados por BEAUD.

  • Falência de bancos: devido a grande quantidade de pessoas desesperadas para pegarem seu dinheiro de volta, os bancos não possuíam tal valor, já que também pegava esses valores depositados e investiam na bolsa, ou seja, perderam uma grande quantidade de dinheiro, o que ocasionou no fechamento de diversos bancos norte-americanos.
  • Falência de empresas: Com a falta de consumidores devido a hiperinflação por causa da manufatura que os Estados Unidos possuíam, diversas empresas ficaram com seus estoques completamente cheios sem nenhum consumidor para esvaziá-los.
  • Queda de 85% das ações da bolsa entre (1929-1933): Devido ao fechamento de várias empresas e a má situação que ocorria nos Estados Unidos ocorreu cada vez mais uma desvalorização na bolsa de valores norte-americana, ocasionando tamanho déficit.
  • As especulações começam a se retirar do mercado acionário: Por causa da queda da bolsa e da desconfiança de que tudo que é ruim ainda pode piorar, ouve-se por um longo tempo a especulação de que a bolsa americana poderia se reestruturar, mas com o passar do tempo essas especulações não passaram do que são, especulações.
  • Crise de superprodução e subconsumo: Antes do plano New Deal, não se havia a menor noção de demanda e o país produzia seu máximo mesmo sem a certeza de que iria vender, com isso, após a crise houve-se um grande acúmulo de estoque e pouquíssima demanda da população já que uma boa parte se encontrava desempregada e os que possuíam empregos presavam itens básicos como alimentação e saúde.
  • O mercado não acompanha o ritmo da produção industrial: Com os Estados Unidos não dando brecha para os países pagarem seus empréstimos e fornecendo cada vez mais linhas de créditos, nem mesmo o mercado internacional dava conta de consumir a produção exagerada do país. E como citado anteriormente a população não se encontrava em boas condições para haver um grande consumo interno.
  • Desemprego: devido a quebra de bancos e empresas, 25% o equivalente a ¼ da população norte-americana ficou desempregada passando condições de miséria durante esses anos de crise
  • Corte de matérias primas pelas empresas automobilísticas: Com a inflação atingido os mais diversos e remotos locais do país, empresas como a Ford tiveram que inovar para reduzir o custo de produção, para assim compensarem a perda de lucro.
  • Necessitava de pleno emprego, melhor distribuição de renda: Houve um concentração de capital em uma só classe social, o que causava ainda mais problemas para a população já que esse dinheiro não estava circulando na mão dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (198.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com