TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre Os Arranjos Produtivos Locais

Por:   •  2/4/2023  •  Artigo  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

A RELAÇÃO ENTRE OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL’s) E O DESEMPENHO LOCAL DOS MUNICÍPIOS INTEGRANTES DA MICRORREGIÃO DE FRANCISCO BELTRÃO

Assis Gabriel Bandeira Neto [1]

Área de conhecimento: Macroeconomia.

Eixo Temático: Desempenho Municipal.

RESUMO

O presente trabalho busca analisar os possíveis impactos resultantes dos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) sobre o desempenho socioeconômico nos municípios integrantes da microrregião de Francisco Beltrão. A pesquisa consiste na determinação dos variantes estágios de desenvolvimento e desempenho municipal em relação à existência, ou não existência, de APL’s atuantes nas localidades observadas. Após a obtenção, exposição e análise dos dados, pretende-se entender o papel dos Arranjos Produtivos, e talvez, entender as desigualdades de estágios de desenvolvimento dentro de uma mesma microrregião.

PALAVRAS-CHAVE: Arranjos Produtivos; Microrregião; Francisco Beltrão; Desempenho..

1 INTRODUÇÃO

Muito se discute atualmente sobre as externalidades positivas que um Arranjo Produtivo Local (APL) pode trazer a comunidade que o cerca, em consideração a isso, esta pesquisa busca analisar os impactos provenientes da existência (ou não) das APL’s no desempenho socioeconômico dos municípios integrantes da microrregião de Francisco Beltrão.

Um Arranjo Produtivo Local pode ser definido como um aglomerado de empreendimentos com um mesmo objetivo produtivo, em um mesmo território, que buscam a horizontalização do seu negócio, fazendo parcerias com outras empresas a fim de buscar na cooperação uma aprendizagem mútua.

A partir de 2003, o Governo Federal organizou uma ação com o intuito de conceder apoio aos APL’s, desde então, os Arranjos vem se multiplicando por todo o País, com o objetivo de promover o desenvolvimento através da cooperação, sendo ela exercida pelo compartilhamento de recursos, combinação de competências, partilhamento de custos relacionados a pesquisas por inovação, troca de informações quanto ao sistema produtivo, dentre outras possibilidades, que fomentam a competitividade das empresas e a capacidade de inserção em novos mercados, inclusive externos.

2 MÉTODO

Para esta pesquisa, em um primeiro momento, será necessário identificar os principais Arranjos Produtivos Locais existentes na microrregião de Francisco Beltrão, para então, determinar em quais localidades suas externalidades positivas são mais impactantes.

Para analisar o desenvolvimento socioeconômico em cada munícipio, utilizaremos o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM). O IPDM é construído sobre a ótica de 3 fatores: emprego, renda e produção agropecuária; educação; e saúde.

No fator emprego, renda e produção agropecuária, para a construção do índice, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) utiliza-se das seguintes variáveis: salário médio; emprego formal; e renda advinda da agropecuária. Para o fator saúde, as variáveis são: o número de consultas pré-natais; óbitos infantis por causas evitáveis, e óbitos por causas mal-definidas. E por fim, no fator educação, as variáveis são: a taxa de matrícula na educação infantil; taxa de abandono escolar (1ª a 4ª série / 1º a 5º ano; 5ª a 8ª série / 6º a 9º ano e ensino médio); taxa de distorção idade-série (1ª a 4ª série / 1º a 5º ano; 5ª a 8ª série / 6º a 9º ano e ensino médio); percentual de docentes com ensino superior (1ª a 4ª série / 1º a 5º ano; 5ª a 8ª série / 6º a 9º ano e ensino médio); resultado do IDEB (1ª a 4ª série / 1º a 5º ano e 5ª a 8ª série / 6º a 9º ano). Os dados utilizados são referentes ao ano de 2015.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 APL’s ATUANTES

 Frente à microrregião de Francisco Beltrão, é possível identificar a existência de quatro grandes APL’s atuantes, sendo elas, a APL de utensílios domésticos e produtos em alumínio, a de software, a de confecções, e por fim, a de móveis. Cada uma possui empresas parceiras em vários munícipios da microrregião, sendo eles:

De Utensílios Domésticos e Produtos em Alumínio: Francisco Beltrão; Flor da Serra do Sul; Nova Prata do Iguaçu; Marmeleiro; e Renascença.

De Software: Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

De Confecções: Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do sul, Barracão, Pinhal do São Bento, Nova esperança, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge D’oeste, Flor Da Serra do Sul e Marmeleiro.

De Móveis: Santo Antônio do Sudoeste, Barracão, Nova Prata do Iguaçu, Salgado Filho, Salto do Lontra, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença, Verê, São Jorge do Oeste e Nova Esperança do Sudoeste.

Quadro 1- APL’s existentes nos municípios

Localidade

Alumínio

Software

Confecção

Móveis

Total de APLs

Barracão

x

x

2

Boa Esperança do Iguaçu

0

Bom Jesus do Sul

x

1

Cruzeiro do Iguaçu

x

1

Dois Vizinhos

x

x

x

3

Enéas Marques

x

1

Flor da Serra do Sul

x

x

2

Francisco Beltrão

x

x

x

x

4

Manfrinópolis

0

Marmeleiro

x

x

x

3

Nova Esperança do Sudoeste

x

x

2

Nova Prata do Iguaçu

x

x

x

3

Pinhal de São Bento

x

1

Renascença

x

x

2

Salgado Filho

x

1

Salto do Lontra

x

x

2

Santo Antônio do Sudoeste

x

x

2

São Jorge d'Oeste

x

x

2

Verê

x

1

3.2 ÍNDICE IPARDES DE DESEMPENHO MUNICIPAL

Após a identificação de quais são as APL’s atuantes e onde elas se localizam, constataremos o Índice Ipardes de Desempenho Municipal para cada munícipio parte da microrregião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com