TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arranjos Produtivos locais e sua importância para o Planejamento Urbano e Regional

Por:   •  12/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Arranjo Produtivo Local (APL) é o termo usado para denominar um sistema de aglomerações de pequenas e médias empresas que pertencem a um devido setor da economia e que se unem para fortalecer seu poder econômico e sua influência na região em que atua.

Esse sistema faz parte da corrente do desenvolvimento endógeno, onde o crescimento se dá por meio de recursos como o fornecimento de materiais e serviços, oriundos da própria região.

O fato de as industrias estarem próximas umas das outras em questões geográficas, colabora para que haja maior troca de informações e experiências, incentiva a procura por inovações, permite ganhos mútuos e operações mais produtivas, estimulando a competitividade.

A atuação em conjunto e a competitividade aumenta as chances de sobrevivência e de crescimento das empresas, que por sua vez promovem uma nova dinâmica de desenvolvimento regional, com a geração de emprego, novas fontes de renda e maior fluxo de bens e serviços.

Dessa forma se dá o crescimento econômico da região, que promove melhor qualidade de vida dos agentes pertencentes a tal território e obtém-se a valorização do local.

Assim os APL podem ser considerados como uma das estratégias de organização territorial para o processo de desenvolvimento local, que em relação direta com as políticas públicas são capazes de impulsionar, tanto o desenvolvimento econômico e urbano da área – trazendo investimentos em melhorias na região, instalação de equipamentos urbanos, turismo comercial, etc. - quanto de promover a inclusão social da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com