TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Arranjos Produtivos Locais

Por:   •  2/7/2020  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Arranjos produtivos locais

Fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos e competências, compartilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades e mercados, oferecer produtos com qualidade superior e diversificada são estratégias cooperativas que têm sido utilizadas com mais frequência, anunciando novas possibilidades de atuação no mercado. Os arranjos produtivos locais é uma dessas importantes estratégias cooperativas.

Os arranjos produtivos locais, conhecidos também como “APL” são definidos como sendo aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atuantes locais, como: governo, associações, instituições de crédito, ensino e pesquisa.


Os APLs apresentam inúmeras vantagens, e empreendedores que participam dessas aglomerações percebem logo de imediato algumas delas, a questão da vantagem na troca de informações entre parceiros contribui bastante para o sucesso dos APLs, a competitividade de mercado que as aglomerações proporcionam é fundamental para o crescimento das empresas. Além de criar articulações de crescimento estrutural, os APLs ajudam os funcionários serem mais dinâmicos, trabalhando em forma de cooperativa, com o repasse de informação e geração de novas ideias.

Os arranjos locais buscam caracterizar agentes não necessariamente empresariais. Eles interagem de forma cooperativa. A importância dada à capacitação social, no contexto de educação da comunidade e cooperação com centros de ensino é visível. Há um importante destaque para o papel desempenhado pelas instituições de coordenação, as redes sociais contribuem com as empresas e produtores ao minimizar as dificuldades individuais e, ao mesmo tempo, maximizar os seus pontos positivos.

A evolução dos APLs se dá aos poucos, e pode – se caracteriza-la em quatro fases principais; Nascimento, crescimento, maturidade e pós-maturidade. No nascimento, há a adoção de inovações com economias de escala significativas, associadas às condições locais que privilegiam a oferta de matéria-prima, insumos e mão-de-obra. O crescimento, o APL passa a atrair setores montantes na forma de representantes. O aumento da produção beneficia o ganho de escala e a demanda crescente de mão-de-obra induz à especialização. Passa assim a existir muita preocupação com a qualidade do produto final. Na terceira fase, maturidade, a estagnação dos mercados locais eleva a competição e a redução de margens obriga as empresas líderes a buscarem novos mercados. Por fim, na fase de pós-maturidade, há a competição com outras localidades, assim, novos negócios com alto valor agregado são criados utilizando da competência acumulada pelo APL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com