TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial 1760

Por:   •  24/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Revolução Industrial

        Entre os anos de 1760 e 1860, os avanços tecnológicos, avanços educacionais e um aumento de capital transformaram a Inglaterra na fábrica do mundo. A revolução industrial causou um aumento sustentável de renda per capita na Inglaterra e mais tarde em outros países do mundo. Historiadores concordam que a revolução industrial foi um dos principais eventos na história marcando o início da era moderna.

        Nesse período, houve um debate entre os críticos do livre-mercado e seus defensores. Os críticos viam a Inglaterra industrial com seus capitalistas espremendo mais valores agregados da sua classe trabalhadora. Os defensores viam a Inglaterra como o nascimento de uma evolução no consumo que fez com que pessoas comuns pudessem consumir mais e mais produtos industriais. Mais tarde, esse debate acabou com a diferença no padrão de vida entre países industrializados e não industrializados.

        Estudos recentes realizados pelos economistas Peter Lindert e Jeffrey Williamson demonstram que houve um aumento real de salário para todas as classes trabalhadoras. Os estudos mostraram que os salários aumentaram de forma lenta entre 1781 e 1819 e de forma muito após esse período. Estimasse que o salário de um trabalhador aumentou de 50 em 1819 para 100 em 1851.

        Outros economistas, desafiam essas estatísticas otimistas encontradas por Lindert e Williamson. Charles Feinstein produziu um estudo de ganho salarial real baseado em outros preços. No estudo de Feintein, a renda cresceu muito mais divagar do que nos estudos de Lindert e Williamson. Pesquisas teriam considerado que efeitos como a poluição, aumento do preço de alugueis teria diminuído padrão de vida causado pelo aumento de salário.

        Como o padrão de vida é calculado? Economistas consideram o padrão de vida com medidas monetárias com o Salário Real; O salário real por sua vez é ajustado com o custo de vida, contudo, não se leva em consideração saúde, longevidade, poluição. Mesmo que novos índices tentam levar esses fatores em consideração por motivos práticos ainda se considera o Salário Real como indicador de padrão de vida.

        Atualmente, alguns historiadores econômicos procuram responder os efeitos que a Revolução Industrial causou em outros eventos históricos. Por exemplo, os efeitos positivos que a revolução trouxe podem ter compensado os efeitos negativos das frequentes guerras que aconteceram nesse período. Outros historiadores demonstram que sem os avanços tecnológicos que a revolução industrial trouxe, o alto crescimento populacional existente no período poderia ter reduzido de forma drástica o salário real por pessoal.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com