TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE, ECONOMIA E EMANCIPAÇÃO

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.250 Palavras (13 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

SOCIEDADE, ECONOMIA E EMANCIPAÇÃO – PROFA. ADRIANI FERRARINI

IGOR AMARAL

POLÍTICAS PÚBLICAS OU POLÍTICAS SOCIAIS?

O enquadramento teórico dá fomento à economia solidária

São Leopoldo

2019

Políticas públicas ou políticas sociais? O enquadramento teórico das ações de apoio à economia solidária

Desde os anos 90, as pautas da Economia Solidária ganharam relevância considerável nas agendas públicas. Segundo Schwengber (2012), as ações que envolvem o tema são políticas de construção ainda muito heterogêneas, que devem suscitar acalorados debates. Neste texto, vamos apresentar algumas interpretações bibliográficas acerca do tema. Antes, porém, é de suma importância que se discuta incipientes conceitos de políticas públicas, políticas sociais e política econômica.

No princípio, o conceito

Não existe uma única, nem a mais adequada, conceituação sobre o que seja política pública. Mead (1995) a define como um campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas, enquanto Lynn (1980), como um conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos. Peters (1986) observa que política pública é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos. Dye (1984) sintetiza a definição de política pública como “o que o governo escolhe fazer ou não fazer”.

A definição mais difundida entre o meio acadêmico é a de Laswell, que diz que, decisões e análises sobre política pública implicam responder às seguintes questões: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz. Existem também posteriores definições enfatizam o papel da política pública na solução de problemas, aprimorando os conceitos de Laswell. Céticos dessas definições, que superestimam aspectos racionais e procedimentais das políticas públicas, argumentam que elas ignoram o ponto-chave da política pública: o confronto entre ideias e interesses. Deve-se também acrescentar que, por concentrarem a atenção no papel dos governos, essas definições deixam de lado o seu aspecto conflituoso e os limites que cercam as decisões dos governos. Elas ignoram também as múltiplas possibilidades de cooperação que podem ocorrer entre os governos e outras instituições e grupos sociais.

As políticas públicas, enquanto um ramo do conhecimento, surgiu nos Estados Unidos como um subcampo da ciência política. O ramo tinha como intuito de analisar os motivos que levam um governo a direcionar determinadas políticas em detrimento de outras. Na Europa, ocorreu o contrário. Lá, o debate sobre as políticas públicas surgiu como derivação dos estudos sobre o papel do Estado, numa perspectiva mais estruturalista (SOUZA, 2006).

Desta forma, o estudo das políticas públicas desenvolvido nos EUA não leva em consideração as concepções teóricas sobre o Estado e seu papel, concentrando-se, de forma mais pragmática, no governo e em suas ações. Política pública, seria então sob este viés, um campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, “colocar o governo em ação” e/ou analisar essa ação, tida como variável independente, e, quando necessário, propor mudanças no rumo ou curso dessas ações, em sua variável dependente. A formulação de políticas públicas constitui-se no estágio em que os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real (SOUZA, 2006, p. 26).

Na terminologia em inglês, public policy, temos public (público) e policy (política de ação). As políticas públicas significam então a “[...] a conversão de demandas e decisões privadas e estatais em decisões e ações públicas que afetam e comprometem a todos [...]” (PEREIRA, 2011, p. 174), onde, o termo público possui uma relação etimológica com o latim res publica, coisa pública, coisa de todos, ou no caso, que interfere na realidade de todos. Traz consigo um “[...] sentido de totalidade e universalidade [...]” (PEREIRA, 2011, p. 174).

Partindo deste ponto, as políticas públicas mais que a ação pura e simples do Estado, para atender a determinadas demandas sociais, passam a significar também a possibilidade de exercício do poder nas sociedades democráticas modernas. Nestas sociedades, onde os atores sociais, como movimentos sociais, associações, organizações não-governamentais, os próprios cidadãos participam na conformação da agenda pública, embora a ‘liberdade relativa’ dos gestores (GIOVANNI, 2010). Assim, as políticas públicas seriam ação onde há uma participação ativa do Estado, “sob o controle da sociedade, no planejamento e execução de procedimentos e metas voltadas para a satisfação de necessidades sociais” (PEREIRA, 2011, p. 173).

Neste sentindo, vem a calhar o raciocínio de Pereira (2011). O autor observa, levando em consideração o que já foi dito acima, que teríamos então, como na biologia, um gênero – políticas públicas- – que compreende espécies, dentre as quais, a política social e a política econômica, por exemplo. Disso se depreende que toda política social é uma política pública, mas nem toda política pública é uma política social.

Políticas Sociais no Estado capitalista


Também deve-se observar que, aqui, se trata de um Estado capitalista, que age para manter determinadas relações sociais que garantam as condições de acumulação e reprodução do capital (LENIN, 2010; MARX; ENGELS, 2002). Este Estado, dado uma correlação de forças, será dominado por algum grupo hegemônico da sociedade civil, que implantará as políticas públicas. Nesse sentido, Behring e Boschetti (2007, p. 36) entendem as políticas sociais, uma das espécies de política pública, como

“[...] processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e sociedade civil, no âmbito dos conflitos e luta de classes que envolvem o processo de produção e reprodução do capitalismo [...]”. Pode- se dizer que as [...] políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico (HÖFLING, 2001, p. 31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com