TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sondagem na Economia

Por:   •  24/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 7

Em formato de dissertação e sem juízo de valor, descreva a Administração nas civilizações antigas iniciando na Suméria e encerrando em Hebreus, quando a história demonstra então que já havia o pensamento administrativo mas não a Administração como ciência. (Mínimo 10 e máximo 20 linhas)

Diversas das contribuições administrativas partiram de ajustes de acontecimentos ocorridos há séculos, quando as primeiras civilizações adquiriram medidas para buscar o crescimento organizado da sociedade daquele tempo. Podendo dizer que nesse tempo já haviam princípios administrativos como o planejamento e a organização social. A suméria foi a primeira civilização que se estabeleceu em torno dos rios tigres e Eufrates que tinham abundância de agua favorecendo a agricultura. Os sumérios fundavam várias comunidades que se transformavam em cidades estados independentes governadas por um civil, e tinham a prática da agricultura para suprir a necessidade da população sendo o excedente trocado com outros tipos de produtos e matérias. Os sumérios criaram a administração pública através do civil que governava as cidades. A civilização do Egito estabelecida em torno do rio Nilo, deu importância para a administração como planejamento e organização, e tem como exemplo desses princípios as construções das pirâmides. Na babilônia, teve várias influencias para a administração com o habito de registrar as transações comercias feitas na civilização babilônica. Já na China, o princípio de acesoaria que é utilizado na administração pública nos dias atuais, onde os governantes tem assessores que são pessoas com conhecimentos específicos e ajudam os governadores a irem pelo melhor caminho na hora de tomar suas decisões. A civilização grega teve contribuição para a administração na questão da democracia, governando seguindo os interesses da população. Na Roma também teve princípios de planejamento através de construções de estradas e criação das forças armadas. Por fim, o povo Hebreu define algumas habilidades para o administrador, como a seleção, capacitação e delegação.

Em formato de dissertação e sem juízo de valor, descreva as contribuições do modelo militar, da igreja católica e da Revolução Industrial para o pensamento administrativo que mais tarde viraria ciência. (Mínimo de 8 e máximo de 15 linhas)

O modelo militar, a igreja católica e o modelo da revolução industrial anexam um legado para o pensamento administrativo. A igreja católica percebeu que precisava de uma forma de organização hierárquica definindo objetivos e condutas esperadas se assemelhando com o modelo militar centralizando o poder da unidade de comando. O modelo militar trouxe a contribuição do princípio da unidade de comando onde o subordinado só tem um superior e a escala hierárquica sendo que cada nível de comando se encaixa de acordo com o grau de autoridade. O princípio de direção que é o saldado saber o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer também surgiu do modelo militar. A influência do modelo da revolução industrial veio com a invenção da máquina a vapor que foi aplicada a produção, assim houve a transferência da habilidade do trabalhador para a máquina produzindo mais rápido e reduzindo custos e também teve a substituição da força humana pelo potência da máquina a vapor.

Cite os pioneiros dos estudos sobre Administração e explique as respectivas contribuições.

Adam Smith (1723-1790): visualizava o princípio da especialização dos operários em uma manufatura de agulhas e já enfatizava a necessidade de racionalizar a produção. O princípio da especialização e o princípio da divisão do trabalho aparecem em referencias em seu livro Da Riqueza das Nações. Adam Smith reforçou bastante a importância do planejamento e da organização dentro das funções da Administração.

Robert Owen (1771-1858): trabalhou o problema dos agentes econômicos relacionados a industrialização junto com o trabalho, oferecendo benefícios aos trabalhadores, como moradia e educação gratuita para as crianças.

Charles Babbage (1792-1871): contribuição de estudos sobre a participação dos lucros através dos resultados e redução de custos em cada processo produtivo.

Daniel McCallum (1815-1878): trouxe princípios de administração baseados em disciplina descrição detalhada do trabalho, relatórios mensais, salários adequados e promoções por mérito e hierarquia pré definida. Tudo isso para boas práticas administrativas e desempenho melhor.

Henry Poor (1812-1905):  Poor pensa a administração como uma ciência baseada em 3 princípios: organização, comunicação e informação. Foi o responsável por introduzir as publicações de balanços e informações financeiras sobre as empresas.

Em forma de dissertação, aponte as contribuições de Taylor e Ford para aquela que, a partir das suas obras, viria a ser chamada de Teoria da Administração Científica.

O objetivo inicial de Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, visando mais produtividade com baixos custos e melhores lucros. A visão de Taylor era na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. O primeiro período de Taylor corresponde ao estudo das técnicas de racionalização do trabalho do operário, e o segundo período corresponde a conclusão do estudo onde conclui que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estrutura geral da empresa e que fosse fácil a aplicação dos seus princípios. Henry Ford estudou por meio da racionalização da produção, idealizando a linha de montagem e a produção em série, ou seja, fabricar muitas quantidades de um produto padronizado. Ford adotou três princípios, sendo o primeiro o princípio da intensificação que diminui o tempo de duração com o emprego de equipamentos e matéria prima e rápida colocação do produto ao mercado. O princípio de economicidade reduz ao mínimo o volume de estoque de matéria prima em transformação aumentando a velocidade da produção. Já o princípio de produtividade aumenta a capacidade de produção do homem em produzir através da especialização em uma única função. Para Taylor a aplicação da administração cientifica deve ser lenta e gradual para evitar alterações bruscas causando descontentamento dos funcionários, período esse estabelecido por ele de 4 a 5 anos.

Em forma de dissertação, aponte as contribuições de Faiol para aquela que, a partir das suas obras, viria a ser chamada de Teoria da Administração Clássica.

A Teoria Clássica da Administração foi criada por Henri Fayol. Que busca ênfase na estrutura organizacional e busca de maior eficiência. Para ele a administração como ciência deveria ser seguida por uma série de regras, ou uma série de princípios, Fayol tem 14 princípios básicos:

1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com