TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Taxa de Câmbio

Por:   •  15/11/2019  •  Resenha  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

        -Taxa de Câmbio:

A taxa de câmbio refere-se ao preço de uma moeda em relação à outra, podendo assim, relacionar dois sistemas de preços relativos de dois países quaisquer. E essa taxa é influenciada pela oferta e pela demanda por divisas dessa moeda em um determinado país, ou seja, essa demanda por divisas é constituída pelos importadores que precisam de moedas estrangeiras para realizar suas compras em outra nação e pelos devedores em moeda estrangeira que precisam de divisas para pagarem suas dívidas. Já a oferta por divisas é constituída pelos exportadores que receberam em moedas estrangeiras, a qual necessita ser trocada por moeda nacional e as firmas que obtiveram empréstimos em moeda estrangeira e precisam converte-la em moeda nacional.        

        É importante lembrar que o valor da taxa de câmbio influencia na exportação de produtos, em suma, quanto maior a taxa de câmbio, maior será o desejo de exportar, pois o lucro dessa ação será maior; quanto menor a taxa de câmbio, menor o desejo de exportar, devido a um menor rendimento. Como a oferta por divisas depende da exportação, quando a taxa de câmbio estiver elevada, maior a oferta por divisas e, quanto menor a taxa de câmbio, menor a oferta por divisas. Já no lado da importação, esse processo se inverte, quanto maior a taxa de câmbio, menor o desejo de importar, portanto, menor a demanda por divisas e, quanto menor essa taxa, maior o desejo de importar e, portanto, maior a demanda por divisas.

        Falta analisar os fatores que influenciam tanto a oferta quanto à demanda por divisas. Para que isso seja feito, tenha como exemplo um exportador e que a demando do seu produto em um país x tenha aumentado. Isto fará com que ele consiga preços maiores por seu produto, portanto, mais dólares pela exportação. Consequentemente a oferta de divisas será maior, pois existirá mais dólares na mão do exportador, o qual estará disposto a vende-los a uma taxa de câmbio menor para os importadores, estipulando assim, uma nova taxa de equilíbrio. Imaginemos agora o lado dos importadores. Se por algum acaso os importadores desejassem comprar mais produtos do exterior, isso resultaria em um aumento pela demanda por divisas e consequentemente a taxa de cambio de equilíbrio será maior. Em suma, o que influencia a oferta e demando por divisas dependem dos importadores e exportadores.          

        É muito importante ressaltar que a demanda por divisas também depende da renda do país importador. Quando a renda do mesmo cresce, consequentemente cresce a demanda por bens de economia. Portanto, quando cresce a renda do país, também deve crescer a demanda por bens importados, resultando no crescimento da demando por divisas, pois a necessidade da compra de mais moedas estrangeiras automaticamente aumenta.         

        Outro fator seria o crescimento do nível de preços dos produtos de um país (inflação). Com isso, a oferta por divisas diminui, pois os exportadores veem vantagem em trocar a moeda externa pela nacional devido ao crescimento do nível dos preços, porque com isso, será realizada a compra de menos bens internos. Por outro lado, aumenta a demanda por divisas, pois a importação será um fator mais vantajoso. Com isso, resulta em um aumento da taxa de câmbio.         

        Até agora foi visto a taxa de câmbio flutuante, mas existe também a taxa de câmbio fixa. Ela pode ser adotada se as elasticidades da demanda e da oferta de divisas forem muito pequenas, as alterações na oferta e na demanda por divisas provocarão grandes alterações na taxa de câmbio. Embora exista alguns argumentos favoráveis ao regime de câmbio fixo, inúmeros países optam pelo regime de câmbio flutuante. Essa adoção é decorrente do forte crescimento do mercado financeiro internacional, que tornou cada vez mais difícil para o Banco Central administrar um regime de fixação do câmbio. Esse crescimento do mercado financeiro internacional tem como explicação o processo de globalização.         

        Nessas circunstâncias, o Banco Central só pode fazer duas coisas: comprar dólar, quando existe excesso de oferta de dólar, ou vender dólar, quando há excesso de demanda pelo mesmo. E a grande vantagem do regime de câmbio flutuante é criar uma espécie de escudo protetor para amortecer os efeitos adversos das crescentes turbulências internacionais.         

         
        -
Balanço de Pagamentos:        

Todas as transações de um país com outro países do mundo se chama balanço de pagamento. Nesse balanço estão registradas todas as importações, exportações, frete pagos a navios estrangeiros, empréstimos que o país recebe em moeda estrangeira, o capital das firmas estrangeiras que abrem filiais no país, entre outros. Em suma, é um registro de todas as compras e vendas de moeda estrangeira. E esse balanço de pagamentos precisa sempre estar em equilíbrio, ou seja, o montante de débito deve sempre coincidir com o montante de créditos, resumindo, o total de compras de moeda estrangeira deve ser sempre exatamente igual ao total de vendas de moeda estrangeira.         

            É importante lembrar que a balanço de pagamento não fornece nenhuma informação sobre o comércio internacional de uma nação. Para que essa informação posso ser obtida, é necessário subdividir o balanço de pagamento em algumas categorias mais importantes. Em primeiro lugar, a chamada balança comercial, a qual registra todas as exportações e importações de um país. Em segundo, a balança de serviços, cujo papel é registrar o montante pago pelo país por serviços prestados por estrangeiros. E em terceiro lugar, entra a balança de transações correntes, a qual representa a junção das duas primeiras, tendo como característica, o registro contábil de todas as transações de um país com o resto do mundo. Por fim, é importante entender que as diversas divisões do balanço de pagamento não precisa, necessariamente, estar em equilíbrio, mas sim a soma de todos eles.

         Apesar da necessidade desse balanço estar em equilíbrio, é muito comum que ocorra um desequilíbrio do mesmo, acarretando em um saldo negativo. Esse saldo negativo pode ser explicado como uma transferência de poupança do resto do mundo para o país devedor, ou seja, imaginemos um país cujo débito é maior que o crédito, isso significa que seu balanço de pagamento esta negativo. Por ultimo, é importante compreender como se relaciona o balanço de pagamentos com as contas nacionais. Para medir o produto nacional de uma nação, só devem ser incluídas no cômputo do PIB as transações correntes e não as transações de capital.                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com