TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Desenvolvimento

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Enumere duas ou mais razões pelas quais o elemento espacial não foi levado em consideração pela análise econômica tradicional.

        As teorias neoclássicas fundamentam-se em um mundo onde o fator tempo é a variável mais importante, devido à sua relação com a História e porque se presta melhor à análise matemática rigorosa. Elementos considerados vitais da análise regional, como a  localização das atividades econômicas e seus custos de transporte, eram medidos pelo ganho ou perda de tempo. Fazendo assim, com que o elemento tempo tivesse mais destaque do que o elemento espaço na análise econômica.

        A não consideração do elemento espaço na análise econômica se deve muito também à influência inglesa na formulação da teoria econômica. A Inglaterra situa-se em uma ilha relativamente pequena, com acesso fácil e barato por todos os lados, particularmente ao se considerar a via costeira. Desse modo, é natural que pouco importância tenha sido atribuída à variável distância.

  1. Explique as contribuições de Pety, Cantillon e de Adam Smith para a análise regional.

        

        William Petty enfatizou o papel da divisão do trabalho na geração da riqueza. Com esse objetivo, via com bons olhos o desenvolvimento das grandes cidades e o crescimento demográfico, uma vez que expande os mercados e facilita a divisão do trabalho. Afirmava também que os rendimentos são decrescentes em razão da situação locacional das terras em relação aos mercados. A renda de situação tornava-se um elemento crucial e mais relevante do que uma possível renda de diferenciais de produtividade do solo.

        Richard Cantillon enfatiza que o problema do território consiste na articulação entre as cidades e o campo, no estudo das grandes cidades e  de suas vantagens. Segundo ele, a terra é a única fonte de riqueza, por produzir um excedente acima dos custos de produção, sendo o trabalho a força geradora dessa riqueza. Na análise de Cantillon, a organização espacial efetua-se em função de centros urbanos hierarquizáveis com suas respectivas áreas de influência.

        Adam Smith levou em conta, explicitamente, o fator espaço em sua obra capital, ao afirmar que a extensão dos mercados proporciona maior divisão do trabalho, aumentando a produtividade e a riqueza nacional, e que várias ocupações só podem ser executadas em grandes cidades.

  1. Perroux estabelece três diferentes conceitos de espaços econômicos . Cite-os e conceitue.

        Espaço econômico definido por um plano: refere-se ao conjunto de atividades de estudo e previsão que servem para a tomada de decisão. Seria o referencial espacial de decisões econômicas que constitui a região do planejamento. É onde se concentram as atividades econômicas, sociais, políticas e administrativas.

        Espaço econômico definido por um campo de forças: compreende forças de atração (centrípetas) e de repulsão (centrífugas) e surge como consequência das concentrações de população e de produção. A região polarizada seria a área de influência de certo pólo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com