TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade do Sul de Santa Catarina

Por:   •  8/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul[pic 1][pic 2]

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância - AD

[pic 4]

Unidade de Aprendizagem: Macroeconomia

Curso: Ciências Econômicas

Nome do estudante: Bruno Pondian Richter Castro

Questão 1 (10,00 pontos)

Sem dúvidas o desemprego é uma variável muito relevante para qualquer economia., e para a economia brasileira não é diferente. Faça um panorama geral da economia brasileira no período de janeiro de 2020 até janeiro de 2021, ano que temos uma pandemia mundial, acrescente dados de desemprego e evidencie as politicas do governo para reduzir o impacto no desemprego. Cite a fonte de pesquisa dentro das normas da ABNT, não ultrapasse 3 páginas.

O ano de 2020 foi, sem dúvidas, um ano que deixará sequelas por muitos que virão. Com a pandemia do COVID-19, o mundo viu empresas morrendo na mesma proporção das vítimas do vírus. Com a falência das empresas, veio o tão temido desemprego. Em março de 2020, o índice Bovespa viu uma das quedas mais bruscas da história, saindo da casa dos 119.000 pontos para próximo de 60.000 pontos, fato que agravou o desespero econômico. Com o avanço da doença e o crescimento exponencial do número de mortos, o país via-se em encurralado com as consequências que seriam vistas na sociedade e na economia. Com isso, foi-se necessário a introdução de medidas para o combate da catástrofe que estava por vir. Duas medidas marcantes e que tiveram enorme impacto na economia nacional foram a redução da taxa de juros (SELIC), que atingiu 2% ao ano; e a criação do auxílio emergencial, que até agosto de 2020 tinha chegado a mais de 166 milhões de brasileiros. De início, a redução da taxa SELIC, uma medida expansionista, possibilitou crédito mais barato para os empreendedores que precisavam para manter seus negócios vivos, além da população em geral que precisava colocar as contas em dia. Entretanto, como nem tudo são flores, tal medida também teve efeitos colaterais, como o aumento da inflação, também gerada pela injeção de dinheiro na economia pelo governo federal. Em seguida, o auxílio emergencial, embora tenha atingido não só os necessitados como também foi alvo de fraude por brasileiros que não necessitavam do mesmo, foi essencial para a sobrevivência de inúmeras famílias brasileiras, que perderam seus empregos ou tiveram seus salários reduzidos, além do autônomo que precisou se recolher em casa.

Abaixo, encontra-se um gráfico com a evolução do desemprego no Brasil no ano de 2020. É interessante notar que o crescimento do desemprego andou em paralelo com o avanço da pandemia, o que traz um alerta sobre o momento atual em que os leitos voltaram a lotar, assim como países estão voltando a aderir lockdowns e quarentenas.

[pic 5]

Figura 1Fonte: Investing.com (https://br.investing.com/economic-calendar/brazilian-unemployment-rate-411)

Referências bibliográficas:

Auxílio Emergencial chega a 60% da população brasileira, Governo do Brasil, 21/08/2020. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/600-dias/arquivos-de-600-dias/cidadania-auxilio-emergencial-chega-a-60-da-populacao-brasileira . Acesso em 01/03/2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (493.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com