TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIDA DE KARL MARX E CONTEXTO HISTÓRICO

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  1.579 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. A VIDA DE KARL MARX E O CONTEXTO HISTÓRICO

3. APANHADO GERAL DO PENSAMENTO MARXISTA

3.1. MATERIALISMO HISTÓRICO

3.2. CLASSES SOCIAIS

4. FORMAS DE EXPLORAÇÃO

4.1. MAIS-VALIA (Desemprego Estrutural/Exército de Reserva)

5. ALIENAÇÃO

6. SOLUÇÃO MARXISTA

7. CONCLUSÃO

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho temos a oportunidade de apresentar alguns pontos importantes sobre a vida de KARL MARX, filosofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista.

Temos como objetivo principal mostrar a crítica de KARL MARX ao sistema capitalista e também fizemos um resumo elucidativo sobre a sua vida e principais obras.

4

2. VIDA DE KARL MARX E CONTEXTO HISTÓRICO

Nascido em 5 de maio de 1818, na cidade de Trier, localizada ao sul da Prússia, um dos reinos da antiga Alemanha fragmentada, Karl Heinrich Marx, foi um filósofo e socialista alemão, que criou as bases da doutrina comunista, onde criticava o capitalismo. Suas obras têm efeito em diversas áreas do conhecimento e são profundamente debatidas até os dias de hoje. Nessa época ascendia ao auge o Liberalismo, um regime político e econômico conceituado na máxima da "defesa da liberdade individual".

Filho de judeus, Marx iniciou os estudos em direito na universidade de Bonn no ano de 1835, onde passou pouco tempo, transferindo-se posteriormente para Berlim, quando conheceu e criou laços com diversos grupos políticos de esquerda, como os neo-hegelianos. Durante os anos de 1838 e 1840, Marx dedicou-se a tese de seu doutorado em filosofia, e em 1841 obteve seu doutorado, porém não pôde seguir a carreira de professor universitário em detrimento da perseguição sofrida ao mesmo pelo governo alemão.

Como alternativa ocupou-se então com o jornalismo, e no ano de 1842 começou a trabalhar como editor no jornal “Gazeta Renana”, na cidade de Colônia, contudo, teve seus artigos censurados, e logo após o jornal foi fechado por seu radicalismo contra os problemas da sociedade alemã.

Em 1843, Marx casa-se com Jenny Von Westphalen, com quem teve seis filhos, e muda-se para Paris, onde tem contato com socialistas franceses, os chamados “socialistas utópicos”. Sucede que, após fundar uma revista chamada de “Anais Franco-alemães”, Marx conhece e começa a publicar os artigos de Friedrich Engels, cujo qual viria a se tornar um grande amigo e o co-autor de diversas de suas obras.

5

A partir de então, como adendo fundamental a respeito de toda a discussão marxista, vale salientar que tal pensamento socialista engajado na melhora de vida das condições dos trabalhadores já existia bem antes de Marx, sendo o mesmo responsável por, de fato, atribuir ao ideal o título de ciência, a fim de lidar com as lacunas do "socialismo utópico".

Novamente perseguido, em 1845, Karl muda-se para Bruxelas, onde ajuda a criar a Liga dos Comunistas, e é então no ano de 1848 que escreve uma de suas maiores obras: “Manifesto do Partido Comunista”. Entretanto, acontece que, após dois anos da publicação do “Manifesto do Partido Comunista” e o envolvimento de Marx com movimentos revolucionários na Europa, o mesmo e sua família são submetidos novamente a exílio, e decidem mudar-se para a capital inglesa.

Nesse intervalo de tempo, acentuava-se outro fato social: o êxodo rural, esse principalmente na Inglaterra, acarretando na superpopulação local, e consequentemente uma desvalorização da mão de obra, uma vez que o setor industrial era o cerne da economia, e de um modo geral, todos estavam submetidos ao modelo liberalista vigorante no momento, enquanto partes efetivas da sociedade. Sucede que, por conseguinte, tal desvalorização vem a gerar uma discrepância de classes cada vez maior: de um lado a burguesia, e de outro o proletariado. Surgem então, as bases do atual capitalismo.

É ainda em Londres que Marx opta por cessar suas atividades políticas para estudar o meio de produção capitalista; em 1867 ele publica, junto com Engels, o primeiro volume de seu Magnum opus “O Capital”, onde faz sua crítica à economia de capital. Contudo, ele acaba por voltar às atividades politicas antes mesmo de publicar “O Capital”, e em 1864 ele funda a "Primeira Internacional", uma

6

organização responsável por articular movimentos e disseminar o ideal comunista em nível internacional, organização essa que acabou em 1872. Karl Marx faleceu em Londres, no dia 14 de março de 1883.

Viveu, portanto, durante a maior parte do Século XIX, esse considerado como o mais revolucionário dos séculos segundo alguns teóricos, fazendo-se presente em movimentos como a Revolução Industrial e em períodos de euforia da pós-Revolução Francesa e do Processo de Independência dos EUA. É incontestável que o momento era de transformações nos âmbitos político, econômico e até mesmo cultural, no qual situações como a "mobilidade social", por exemplo, considerada corriqueira no cenário contemporâneo atual, era excentricidade para a época.

3. APANHADO GERAL DO PENSAMENTO MARXISTA

3.1 Materialismo Histórico

O “Materialismo Histórico” é um termo utilizado por Karl Marx, cujo qual designa que todos os acontecimentos da história da civilização se dão devido á fatores socioeconômicos, ou seja, fatos sociais – religião, ideologias, política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com