TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx Vida E Obra

Trabalho Escolar: Karl Marx Vida E Obra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, então província da Prússia, em 5 de maio de 1818. Primogênito de uma família judaico alemã, foi batizado numa igreja protestante, de que o pai, advogado bem-sucedido, se tornara membro, provavelmente para garantir respeitabilidade social. Depois de estudar em sua cidade natal, em 1835 Marx ingressou na Universidade de Bonn, estudando direito, onde participou da luta política estudantil.

Na Universidade de Berlim, para a qual se transferiu em 1836, começou a estudar a filosofia de Hegel. Com uma posição política que se identificava cada vez mais com a esquerda republicana, Marx em 1841 apresentou sua tese de doutorado, em que analisava, na perspectiva hegeliana, as diferenças entre os sistemas filosóficos de Demócrito e de Epicuro. Nesse mesmo ano concebeu a ideia de um sistema que combinasse o materialismo de Ludwig Feuerbach com o idealismo de Hegel. Em 1843 Marx casou-se com Jenny von Westphalen e logo após, o casal mudou-se para a França, onde Marx entrou em contato com os socialistas.

Em 1845, expulso da França pelo governo, estabeleceu-se em Bruxelas e iniciou a duradoura amizade e colaboração com Friedrich Engels. A sagrada família e A ideologia alemã foram as primeiras obras que escreveram a quatro mãos. Em 1848 redigiu, com Engels, o Manifesto comunista, resumo do materialismo histórico, em que aparecia pela primeira vez o famoso apelo à revolução com as palavras “Proletários de todos os países, uni-vos”.

Depois de participar do movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, Marx regressou definitivamente a Londres, onde durante o resto da vida contou com a generosa ajuda econômica de Engels para manter a família. Em 1867 lançou o primeiro volume de O capital, monumental análise do sistema socioeconômico capitalista, sua obra mais importante.

Marx voltou à atividade política em 1864, quando participou da fundação da Associação Internacional de Trabalhadores. Marx ainda participou em 1875 da fundação do Partido Social Democrata Alemão e em seguida retirou-se da atividade política para concluir O capital. Apesar de ter reunido imensa documentação para continuar o livro, os volumes segundo e terceiro só foram editados por Engels. Karl Marx morreu em 14 de março de 1883, em Londres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com