TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atividade de empresário para maximizar o uso de uma oportunidade de negócio

Artigo: A atividade de empresário para maximizar o uso de uma oportunidade de negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  Artigo  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 5

Além de olhar para a situação da própria empresa para definir os rumos que o negócio irá tomar nos meses futuros, o empresário também precisa ficar atento para as oscilações da economia nacional e mundial. Em muitos casos, é possível prever com alguma antecedência quais serão os próximos movimentos da economia com base nos números revelados por tais indicadores. E se há movimento na economia, ele pode chegar até as finanças do negócio. Por isso, é essencial que o empresário fique atento.

No entanto, muito mais do que criar o hábito de checar periodicamente os diversos indicadores financeiros, o empreendedor precisa saber o que eles significam. Mais ainda, qual é a real influência que têm sobre o negócio. "Em termos de indicadores externos, o empresário precisa saber qual é o crescimento do setor em que atua. Ao começar a visualizar, entende o alcance da empresa e tem noção da expectativa e da dimensão desse mercado", afirma Liliane Cristina Segura, professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Mackenzie.

Para ela, quando o empresário presta atenção ao mundo que está à volta do seu negócio, consegue fazer um planejamento muito mais eficaz do que se restringir o olhar apenas ao que está dentro da empresa. "Até porque os concorrentes estão no mercado. E ver a situação dos concorrentes permite saber se está, comparativamente, numa boa situação ou não", diz.

A opinião de Luís Lobrigatti, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo), é a mesma. Ele afirma que, "se a informação obtida é uma ameaça, tem que procurar alternativas para neutralizar. Se for uma oportunidade, tem que desenvolver estratégia para maximizar o aproveitamento, o que pode afetar a definição do mix de produtos, parcerias com fornecedores, dentre outros fatores".

Análise econômica

O ponto de partida é, portanto, identificar quais são as variáveis econômicas que afetam, de maneira direta ou indireta, o desempenho da empresa e buscar as fontes de informações adequadas. "O índice de inflação afeta a todos. Mas é especialmente importante verificar as inflações específicas, de determinados insumos mais relevantes para o negócio em questão", pontua Lobrigatti.

Dentre os índices mais generalistas que devem constar da alça de mira do empresário, Lobrigatti cita os índices de inflação, preço de combustível e perspectiva do governo com relação à taxa de emprego, além das tendências gerais da economia. "Se o empresário está vendo que os índices de inflação estão subindo, tem que ficar atento porque geralmente haverá aumento dos preços que ele pratica ou dos itens que consome", afirma o consultor do Sebrae-SP. Daí, a recomendação dele é para que o empreendedor desenvolva estratégias para definir seu posicionamento perante esse risco.

Alguns dos elementos que ajudam a conceber um plano de riscos são citados por Lobrigatti. De acordo com ele, o empresário deve olhar atentamente para as oscilações da taxa básica de juros - a chamada taxa Selic - quando sua atividade ou a aquisição de equipamentos e insumos é financiada por capital de terceiros. De posse das informações referentes à taxa atual e às tendências apontadas pelo Banco Central é possível avaliar de maneira mais precisa se o momento é ou não adequado para a tomada de empréstimos.

O perfil dos clientes também determina a necessidade de olhar para um ou outro indicador. Segundo Lobrigatti, os consumidores tendem a trocar por opções mais baratas itens de consumo básico que estejam com preços em elevação. "Se o segmento de atuação ou o tipo de produto que ele vende são afetados, tem que ficar mais atento a esses fatores. Quanto mais antecedência, melhor para pensar em alternativas. Se for pego de calças curtas, o estrago pode ser maior", alerta.

O professor Manuel Enriquez Garcia, da FEAUSP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) afirma que os empresários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com